Política Titulo Valorização
Deputado italiano mira elo com região contra crise
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
15/02/2013 | 07:01
Compartilhar notícia


 

O deputado italiano Fabio Porta (Partido Democrático) aponta o Grande ABC como um dos caminhos para tirar a Itália da crise financeira que atinge a União Europeia. Os polos industriais espalhados pelas sete cidades da região poderiam formar parcerias com empresas do país europeu para ampliar o rendimento de ambas as partes, segundo o parlamentar.

"O Grande ABC reúne duas condições que para Itália são muito interessantes. É uma das regiões com maior concentração de italianos, Santo André e São Bernardo foram formadas pela cultura italiana. A outra é o forte nível de industrialização. Para Itália, que está precisando de abertura, poderia ser uma relação muito interessante", avalia.

Em campanha para renovar o mandato, Porta conta com apoio da aliança de centro-esquerda, liderada por Pier Luigi Bersani, para emplacar as propostas. "Tenho certeza que com um governo progressista vamos tirar a Itália dessa situação e reconhecer os ítalo-brasileiros", considerou o deputado.

Nascido na Itália, radicado em São Paulo há 20 anos e casado com uma brasileira, Porta também defende que seu país de origem valorize os italianos que, assim como ele, construíram a vida no Brasil e tiveram filhos. No País são cerca de 300 mil ítalo-brasileiros e a emissão de cidadania italiana leva de cinco a dez anos e pode ser feita via os cinco consulados. A Argentina conta com cerca de 600 mil ítalo-argentinos e com uma estrutura mais organizada: são cinco consulados somente na capital Buenos Aires.

O bloco de Porta é opositor ao grupo de centro-direita liderado pelo polêmico ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi. "A Itália conheceu quase 20 anos no mundo político a figura do Berlusconi. Posso dizer que foi o pior dos governos nos últimos anos. A crise é consequência de falta de seriedade. E em relação ao Exterior nunca teve um governo tão negativo como o dele. Cortou programas de assistência à língua e à cultura italiana. Deixou claro que italianos que vivem fora da Itália não deviam participar do processo eleitoral", analisou.

A eleição na Itália ocorre nos dias 24 e 25. Os ítalo-brasileiros receberam as cédulas eleitorais e podem manifestar o voto via correio até o dia 21. "Nós pedimos para todos que têm a oportunidade de votar votarem. Com o comparecimento de todos os italianos no Brasil podemos cobrar mais atenção do governo. A carta com o voto tem de chegar em São Paulo até o dia 21, então o quanto antes votarem é melhor para não correr o risco de perder o prazo", orientou.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;