Internacional Titulo Ciclone
Oposição de Mianmar diz que número de mortos aumenta 'dia a dia'

Oposição birmanesa denunciou que as mortes pelo ciclone Nargis aumentam drasticamente devido às restrições da junta militar no país

Da AFP
10/05/2008 | 11:10
Compartilhar notícia


A oposição democrata de Mianmar denunciou neste sábado que o número de mortos pelo ciclone Nargis aumenta "dia a dia" devido às restrições que a junta militar impõe à assistência humanitária e pediu que a ONU (Organização das Nações Unidas)  envie ajuda "por todos os meios".

"As autoridades impõem muitos tipos de restrições à ajuda internacional, especialmente à das Nações Unidas, ainda que o número de mortos aumente a cada dia", afirmou em um comunicado a LND (Liga Nacional pela Democracia), do prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

"A LND reitera seu pedido à comunidade internacional e à ONU, em nome da população, para que enviem ajuda e especialistas humanitários por todos os meios e coloquem em prática um sistema de socorro o quanto antes", segundo a nota.

As autoridades birmanesas indicaram neste sábado um novo registro de vítimas do ciclone Nargis que elevou o número de mortos para 23.335 e revisou para baixo o número de desaparecidos, estabelecido em 37.019. O registro oficial anterior indicava 22.997 mortos e 42.119 desaparecidos.

A rede de televisão MRTV, controlada pela junta militar, indicou ao divulgar os novos números que a catástrofe ocorrida há uma semana no sul de Mianmar também deixou 1.403 feridos. Entretanto, alguns diplomatas ocidentais não descartaram a possibilidade de o registro de vítimas do ciclone chegar aos 100 mil mortos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;