Política Titulo Política
Lula inaugura casa inacabada em Sto.André

Evento político será na terça-feira; imóveis ainda não têm redes de água, esgoto e energia

Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
17/05/2008 | 09:11
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Santo André na terça-feira para inaugurar a primeira fase do Conjunto Habitacional Alzira Franco 2, que ainda não está pronto para ser ocupado. A obra recebeu recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Sem a ligação das redes de água, esgoto e energia elétrica, as residências só deverão estar concluídas daqui a 30 dias. Não há sequer todos os postes da Eletropaulo no terreno. Os poucos existentes ainda estão sem a fiação. O Semasa (Serviço de Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também ainda não realizou o serviço no local.

Parte do asfaltamento estava sendo feito sexta-feira à tarde. As tubulações estão expostas em frente às casas. Ainda há muita terra e pedras no entorno dos imóveis.

As obras não deverão estar concluídas até terça-feira. Por conta disso, o evento se transformará em uma ‘entrega simbólica’ das chaves às famílias. Na prática, apenas duas receberão as chaves, mas também não poderão mudar de imediato.

A evidência de que a cerimônia em Santo André se tratará basicamente de um ato político pode ser traduzida nas recentes visitas de Lula à região: desde o último 26 até o final de maio, o presidente terá vindo ao Grande ABC quatro vezes.

No mês passado, o petista lançou a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra Gripe justamente em São Bernardo – que terá como pré-candidato a prefeito do PT o atual ministro da Previdência, Luiz Marinho –, ao lado do governador José Serra (PSDB). Na última segunda-feira, participou das comemorações dos 30 anos da greve na Scania, também em São Bernardo. Em todas as ocasiões, Marinho e os outros prefeituráveis petistas do Grande ABC estiveram presentes.

No próximo dia 26, estará em Diadema, quando inaugura o complexo hospitalar Quarteirão da Saúde, em obras há quase cinco anos.

Até o início do processo eleitoral, o presidente deverá vir à região pelo menos em outras duas ocasiões: nas inaugurações do Hospital da Mulher e do primeiro prédio da UFABC (Universidade Federal do ABC), ambas em Santo André.

Em entrevista exclusiva concedida ao Diário, em abril, Lula reconheceu que estava muito distante da região e que iria se reaproximar do Grande ABC este ano. O prefeito João Avamileno (PT) disse que não vê problema nisso (leia reportagem ao lado). Na ocasião, o presidente negou que a possível inauguração da UFABC pudesse se transformar em palanque para os prefeituráveis petistas da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;