Economia Titulo Web
PATs poderão ter acesso pela internet
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
09/05/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalho) do Governo do Estado de São Paulo vão entrar para a era da internet. O secretário de Emprego e Relações de Trabalho, Guilherme Afif Domingos, anunciou ontem em visita a Mauá que o projeto para colocar todo o banco de dados de vagas e de mão-de-obra disponível na rede virtual já vai entrar em testes.

"Ele vai funcionar como um buscador para quem procura emprego e para quem quer ofertar vagas. E já tem um apelido: Google do emprego", explica o secretário.

De acordo com Domingues, com a virtualização do PAT será possível tanto as pessoas incluírem seus currículos como as empresas colocarem vagas e até fazerem uma pré-seleção dos candidatos encontrados na rede. "Mas o cruzamento de informação em tempo real é fundamental porque é a rapidez da informação de quem está procurando para quem está oferecendo vaga. A idéia é fazer o maior bando de dados de emprego do País", explica.

A expectativa é que o buscador do PAT entre no ar até o final do ano, mas os postos físicos não serão encerrados, segundo o secretário.
As unidades são responsáveis não só pelo trabalho de agência de empregos pública, mas também pela entrada no seguro-desemprego de quem necessita. "Para atender o povo já temos todo o know-how de 10 anos de postos", diz.

EDUCAÇÃO
No dia 1º de julho serão iniciados os cursos de qualificação oferecidos pelo governo do Estado. O programa faz parte do projeto da Caravana do Emprego, que passou por diversas cidades do Estado para avaliar as necessidades de profissionalização dos trabalhadores.

"Em 15 dias vamos anunciar esse plano. Houve um apagão da educação e 50% das pessoas entre 30 e 49 anos não tem o ensino fundamental completo. Por isso a importância desse curso", comenta Domingues.

O secretário explica que as cidades que tem Senai, Senac e escolas técnicas da Fundação Paula Souza terão as aulas de qualificação. Inicialmente serão 30 mil vagas, que serão ampliadas para 60 mil em 2009 e 90 mil no ano seguinte. "Ainda desenvolvemos uma metodologia específica para esses cursos", cometa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;