Internacional Titulo Catástrofes
ONU afirma que ponte é necessária para evitar outra catástrofe
Da AFP
13/05/2008 | 08:25
Compartilhar notícia


As equipes de emergência para as vítimas do ciclone Nargis devem ter condições de estabelecer uma ponte aérea ou marítima para evitar outra catástrofe em Mianmar, advertiu a Agência de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU.

"A gestão da crise representa um enorme desafio logístico, já que fará falta ao menos uma ponte aérea ou marítima para enviar em grande quantidade a ajuda o mais rápido possível", destacou a porta-voz da agência, Elisabeth Byrs.

A ONU calcula em 1,5 milhão o número de sobreviventes que precisam de ajuda de emergência.

"Para alimentar 750.000 pessoas durante três meses serão necessárias 55.000 toneladas de arroz, das quais metade terá que ser importada", explicou Byrs.

O ciclone Nargis provocou 31.938 mortes e deixou 29.770 desaparecidos, segundo um balanço oficial birmanês. Fontes diplomáticas mencionam mais de 100.000 mortes.

Além disso, a ONU acusou a junta militar birmanesa de obrigar os sobreviventes a deixar suas cidades à força.

"Existe um número crescente de relatos de famílias que estão sendo deslocadas à força para cidades não afetadas. É preciso tomar uma decisão sobre que grupo será responsável por esta questão", afirma um comunicado das Nações Unidas.

A ONU planeja suas ações de ajuda humanitária em categorias, ou grupos, tais como saúde, educação ou logística.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;