Política Titulo Representação
Valente nomeia socialista de S.Caetano como interlocutor
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
14/02/2013 | 07:21
Compartilhar notícia


O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) nomeou seu correligionário Thiago Cavallini como assessor parlamentar locado em seu escritório de São Paulo. O são-caetanense terá a missão de fazer interlocução do mandato com o Grande ABC.

A indicação de Cavallini tem a ver com seu desempenho eleitoral do ano passado, quando se candidatou pela segunda vez a vereador. Dentro do Psol, ele foi um dos integrantes que mais cresceram com o pleito. "São três fatores que estão ligados à minha indicação. Primeiro, o Ivan pediu Comunicação mais arrojada (atua como freelancer na área). Segundo foi o meu debate sobre meio ambiente que desenvolvi na campanha. E o terceiro, que é o que importa para a região, é a interlocução do mandato com o Grande ABC, com exceção de Diadema", explicou.

O socialista inovou ao fazer campanha sem utilizar papel para justificar propostas ambientais. Em corpo a corpo, os eleitores eram abordados e cadastrados em uma espécie de mailling para receber panfletos virtuais com propostas e ideias do então candidato. Cavallini foi o segundo mais votado de seu partido com 855 votos. Ficou atrás do ex-vereador e ex-prefeiturável Horácio Neto, que chegou aos 1.085 sufrágios. Na primeira experiência eleitoral de Cavallini, em 2008, também foi segundo colocado da sigla. Foi lembrado por 267 eleitores, enquanto a ex-vereadora Vera Severiano (retornou ao PT) registrou 621 adesões.

Com a atuação, Cavallini espera absorver o "aprendizado político" e começa a ganhar corpo como um quadro de renovação no Psol. Ele, no entanto, reforçou que a possibilidade de ser candidato a deputado estadual em dobrada com Valente não foi discutida e não está em pauta. "Temos bons quadros na cidade. O próprio Horácio Neto, que já foi candidato a deputado, e temos o Fernando Turco (disputou o Paço ano passado), que, apesar de índice baixo de votação, conseguiu posicionar a campanha de maneira positiva e é muito bem avaliado no partido", analisou.

O socialista já tem se articulado para empunhar bandeiras de seu padrinho político na região. A polêmica mudança de diretrizes na Fundação das Artes de São Caetano, que passou a negar bolsas de estudo para não residentes da cidade, foi acompanhada de perto por Cavallini, que chegou a divulgar posicionamento oficial de Valente em repúdio à prática.

O relacionamento com Valente é estreito, já que os dois compõem a corrente política interna no Psol APS (Ação Popular Socialista). "Eu coordenei a campanha dele para deputado federal de 2010 em São Caetano", lembrou. O parlamentar iniciou a carreira política no PT de São Caetano, onde, inclusive, chegou a disputar o Palácio da Cerâmica pelo ex-partido.

O Psol nunca emplacou um vereador na região. Só foi representado na Câmara de São Caetano quando Horácio Neto, então vereador, trocou o PT pela sigla durante a legislatura de 2005-2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;