Economia Titulo Indústria
Governo injetará R$ 21,4 bi na indústria até 2010
13/05/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


Depois de meses de expectativa e muitos ajustes de última hora, o governo lançou ontem o aguardado plano de política industrial, voltado a estimular as exportações, os investimentos, a pesquisa e a inovação. O anúncio contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dez ministros, dez governadores e uma longa lista de empresários.

O programa está baseado em renúncias fiscais de R$ 21,4 bilhões até 2010, final do segundo mandato do presidente Lula. Em seu discurso, Lula disse que "investir, exportar e inovar são as nossas metas nesse momento de virada" e que o objetivo mais amplo da PDP é o de "consolidar o crescimento de longo prazo da economia brasileira". O programa visa especificamente "preservar a robustez do balanço de pagamentos brasileiro", sustentando "uma taxa elevada de expansão das exportações" e criando "condições favoráveis à atração de um maior volume de investimentos externos diretos".

Em entrevista coletiva após o lançamento da PDP, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, comemorou: "Agora nós temos um programa de desenvolvimento para valer, que não é fantasia, um desejo do governo, mas sim uma realidade que vai sendo posta em prática". Para Mantega, "há muito tempo que não se fazia um programa dessa dimensão no Brasil".

Miguel Jorge, ministro do Desenvolvimento, disse que o Estado volta ao seu papel de coordenador, planejador e indutor do desenvolvimento "pela primeira vez nos últimos 30 anos".

A PDP é a segunda iniciativa de política industrial do governo Lula, depois da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), lançada em 2004. Um das distinções entre as duas políticas é que a PDP é fortemente estruturado em um sistema de metas. Este arcabouço se divide em ‘macrometas', ou ‘Metas-País', referentes à taxa de investimentos, gastos privados em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e exportações; e metas para os muito programas específicos que fazem parte da PDP. Segundo Miguel Jorge, na PDP a ênfase está nas iniciativas que buscam melhorar a competitividade do conjunto de setores e empresas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;