Economia Titulo .
Vendas de carros zero km disparam 46%

Segundo concessionárias da região, não só a demanda, mas também a maior oferta de veículos para pronta entrega pode ter favorecido crescimento

Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
03/05/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A comercialização de automóveis e comerciais leves em abril apresentou crescimento médio de 46,39% em relação ao mesmo mês de 2007 e, segundo algumas concessionárias instaladas na região, não só a demanda, mas também a maior oferta de veículos para pronta entrega pode ter sido responsável pelo ótimo resultado.

No mês passado, foram vendidos 206,5 mil automóveis, crescimento de 43,32%, e 42.372 comerciais leves, ou seja, aumento de 63,40%. Na comparação com março, o desempenho médio foi 12,65% superior e no acumulado do ano 35,61%, considerando que houve o emplacamento de 866,4 mil unidades contra 638,9 mil no primeiro quadrimestre do ano passado.

Os números são da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores).

PRONTA ENTREGA
Segundo o gerente de vendas da Ford Mix, de São Caetano, Paula Fazilari, o substancial crescimento das vendas em abril, além da forte demanda por conta da facilidade de crédito e estabilidade econômica, foi resultado da regularização na entrega de veículos.

"Entre janeiro e março, a demanda era igualmente alta, mas não havia veículos para pronta entrega. Em abril o problema começou a ser sanado. Pelo menos aqui 90% dos automóveis estão disponíveis para pronta entrega", afirmou.

"Há uma diferença entre vender e faturar. Você pode fechar um pedido de venda em março, mas faturar apenas em abril, quando o veículo já estiver disponível. Aí ele será licenciado e entrará efetivamente nas estatísticas do mês em que o cliente retirou. Isso, em parte, reforçou o resultado do mês passado", explicou Fazilari.

O gerente de vendas da Viamar ABC, concessionária Chevrolet de São Bernardo, Mauro Demenis, concorda que a maior capacidade de produção das montadoras foi importante para o resultado de abril.

"Hoje, o concessionário trabalha em cima da capacidade de produção. À medida que ela vai aumentando, mais os pedidos vão sendo atendidos e aumenta o número de carros para pronta entrega. É o que está acontecendo, mas a demanda, independemtemente disso, continua forte", disse.

Bom desempenho se repete em toda cadeia

A alta demanda no setor automotivo não se limita aos automóveis e comerciais leves. Segundo a Fenabrave o bom desempenho se repete em todos os segmentos da cadeia que envolve caminhões, ônibus, implementos e motocicletas.

A comercialização de caminhões, por exemplo, apresentou alta de 16,40% na comparação com março e de 46,05% em relação a abril de 2007. Em todo o quadrimestre foram emplacados 36,8 mil veículos de carga contra 27.731 unidades nos primeiros quatro meses do ano passado, alta de 32,96%.

E se as vendas de caminhões sobem, automaticamente o setor de implementos rodoviários (carroçarias, basculantes, etc.) é beneficiado. Não por acaso o desempenho desse segmento foi 29,4% superior em abril na comparação com março e, 57,75% em relação a abril do ano passado.

O setor de ônibus, por sua vez, teve aumento de 24,91% na comparação entre abril e março e de 28,37% entre o quarto mês deste ano e igual período de 2007.

BICOMBUSTÍVEIS
Segundo a Fenabrave, os veículos bicombustíveis representaram, no mês passado, 86,97% dos emplacamentos realizados contra 13,03% dos demais.

Em números absolutos, foram emplacados 216,5 mil´ unidades. No acumulado do ano já são 717,9 mil ou 82,86% do total.

Fiat continua na liderança do ranking nacional

Duas coisas não mudam no ranking das montadoras e dos modelos mais vendidos: a Fiat continua sendo a fabricante com a maior fatia do mercado, com 25,32% de participação nas vendas de automóveis e de 19,38% no de comerciais leves, e o Volkwagen Gol mantém-se como o carro de entrada com maior número de emplacamentos, 25.912 somente em abril.

A segunda colocação entre as montadoras é da Volkswagen (22,70%) e a terceira da General Motors (21,99%) no caso de automóveis.

Mas quando o assunto é comercial leve, a GM, com 16,94%, passa a ser a segunda colocada, a Ford (14,65%) a terceira e a Volkswagen (13,62%) fica em quarto lugar.

Quanto aos veículos, Fiat Palio, com 20.144 unidades emplacadas, e GM Celta, com 13.554, ocupam, respectivamente as segunda e terceira colocações no ranking.

Outro veículo da montadora alemã que lidera o mercado é o Fox. Segundo dados da Fenabrave, foram emplacados em abril 10.530 unidades do modelo, o que mostra que a necessidade do recall por conta dos problemas no sistema de rebatimento do banco traseiro, não tirou o interesse do consumidor pelo hatch da Volkswagen.

O GM Corsa (12.189) lidera entre os sedans pequenos e o VW Polo entre os compactos. Quando o assunto é sedan médio, o mais vendido foi o Honda Civic (5.826), seguido do GM Vectra (2.864).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;