Economia Titulo ...
Com 97% dos votos, Nobre representará metalúrgicos
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
25/04/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC elegeu ontem seu novo presidente: Sérgio Nobre. O metalúrgico da Mercedes-Benz foi eleito com 97,13% dos votos válidos, que totalizaram 36.568.

O sindicato representa cerca de 95 mil trabalhadores do setor nas cidades de São Bernardo. Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Desses, 59.568 estão aptos a votar - são associados à entidade a mais de seis meses e com mais de 16 anos -, mas apenas 61,38% compareceram às urnas, o que mostra uma abstenção de 23 mil trabalhadores.

A eleição de Nobre para presidente já era dada como certa por sindicalistas da região, pois houve apenas uma chapa inscrita no processo eleitoral para concorrer a executiva e ao conselho fiscal.

Ao todo, são 27 membros eleitos pela chapa da Articulação Sindical - corrente majoritária da CUT (Central Única dos Trabalhadores) -, dos quais apenas nove não participavam da direção ou conselho na última gestão.

O votos em branco foram 361, o que representa 0,98% da participação, e os nulos somam 685, com apenas 1,87% do bolo.

O dirigente assume a presidência de um dos principais sindicatos do País em um momento de economia e emprego em crescimento. "É um desafio muito grande continuar o trabalho que já estava sendo feito pelo (José Lopez) Feijóo. Ele foi um grande presidente, com muitas conquistas nas questões econômicas e sociais", explica Nobre.

O primeiro desafio do metalúrgico eleito será a campanha salarial da categoria, que se inicia no segundo semestre e atingirá todos os segmentos. A conquista da redução da jornada de trabalho sem a diminuição dos salários também será outra bandeira da gestão.

 Feijóo, o atual presidente, passa o cargo para Nobre no dia 19 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;