Economia Titulo Web
Comércio on-line deve faturar R$ 445 mi

Valor representa uma alta de 55% em relação ao faturamento obtido no ano passado, que foi de R$ 287 mi

Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
06/05/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


O Dia das Mães deve movimentar, no período (de 25 de abril a 11 de maio), aproximadamente R$ 445 milhões para o comércio eletrônico. Segundo o acompanhamento que a e-bit faz do setor, esse valor representa um crescimento de 55% em relação ao faturamento obtido no ano passado, que foi de R$ 287 milhões.

"O Dia das Mães é a data mais esperada pelos varejistas no primeiro semestre, sendo a segunda data mais relevante em faturamento do ano, perdendo somente para o Natal", afirma Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit.

Guasti aponta ainda que em 2007, as vendas desse período representaram cerca de 19% do total do primeiro semestre, além de ter contabilizado o maior número de vendas: 1,6 milhões de pedidos.

Neste ano, a entidade acredita que o grande volume de produtos com alto valor agregado nos carrinhos dos e-consumidores será um dos principais responsáveis pelo melhor desempenho do segmento.

Além dos produtos mais característicos da data, como perfumes, cosméticos, flores e eletrodomésticos, projeta-se que outras categorias tenham uma participação significativa nas vendas, como é o caso dos eletroportáteis, eletrônicos como televisores e aparelhos de som e telefonia celular.

O aumento do tíquete médio deve contribuir em muito para o elevado crescimento do setor, ficando cerca de quatro pontos percentuais a mais do que em 2007. É previsto que os adeptos ao comércio virtual gastem em suas compras uma média de R$ 315 contra R$ 304 em 2007.

Atentas a isso, as lojas virtuais estão apostando em brindes e descontos nessa época. E ainda, muitas delas, como Americanas.com, Submarino, Extra.com e Sa parcelam em até 12 vezes sem juros, não cobram frete e, para os indecisos, oferecem a opção do vale presente.

Vendas registram alta de 4,8% no fim de semana

As vendas do comércio aumentaram 4,8% neste fim de semana, que antecede o do Dia das Mães (02 a 04 de maio) em relação ao período equivalente de 2007 (04 a 06 de maio).

De acordo com o Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio, o aumento nas vendas do varejo foi impulsionado pelas baixas temperaturas, promoções e facilidades de pagamento oferecidas pelo comércio, maior oferta de produtos importados e crescimento da renda.

O levantamento de perspectiva empresarial apurado pela entidade e divulgado na semana passada apontou que 54% dos empresários esperam aumento do faturamento em relação ao Dia das Mães de 2007, e 56% acreditam na expansão das vendas na mesma base de comparação.

Já para o período (25 de abril a 11 de maio) o comércio varejista prevê uma alta de 14,8% nas vendas.

POR REGIÃO
Na análise regional, os empresários do Norte (63%) e do Centro-Oeste (59%) são os que acreditam em um faturamento maior na comparação com a mesma data de 2007. A região Sul tem 57% de seus varejistas trabalhando com a perspectiva de aumento do faturamento e o Nordeste e o Sudeste empatam nesse otimismo, com 51%.

MAIS PROCURADOS
De acordo com a pesquisa, para 24% dos entrevistados os presentes mais demandados serão roupas e acessórios, seguidos por celulares e eletrodomésticos (22%); flores (16%); perfumaria e cosméticos (5%) e eletrônicos (5%). Os demais - chocolates, jóias, CD e DVD - foram apontados cada um por cerca de 1%, individualmente.

FORMAS DE PAGAMENTOS
Segundo os varejistas de todo o Brasil, do total das vendas, 55% serão a prazo e 45% à vista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;