Diarinho Titulo Alimentação
O que tem na lancheira?

Comida saudável precisa fazer parte da refeição na hora do
recreio; bolachas sem recheio, frutas e pães são boas opções

Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
17/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


 

A hora do intervalo não é apenas o momento para brincar ou colocar o papo em dia com os amigos. É preciso reservar um tempinho para comer. Tem quem prefira carregar a lancheira; outros levam dinheiro para comprar alimento na cantina.

Independentemente da escolha, a refeição do recreio é muito importante e deve ser feita entre as três principais do dia: café da manhã, almoço e jantar. Mas não precisa exagerar e devorar um montão de guloseimas!

É necessário que alimentos saudáveis façam parte da nossa rotina diária. Bolachas sem recheio (não o pacote inteiro), frutas e pães, por exemplo, são opções recomendadas pelos especialistas, pois fornecem energia para o organismo.

A lancheira de Laís Miho Yoshikato, 7 anos, de São Bernardo, não costuma ser preenchida por salgadinhos, doces e comidas gordurosas. "Minha mãe e eu organizamos o que levo. Sempre tem fruta e suco. Não como muita tranqueira", diz a menina, que adora morango.

Quem não costuma tomar café da manhã não deve pular o lanchinho de jeito nenhum. Isso porque não é saudável ficar mais de 12 horas - entre o jantar e o almoço - com o estômago vazio. Caso aconteça, você pode ficar bastante sonolento e ter falta de concentração.

Ana Luisa Cecon Quirino, 7, de São Bernardo, sabe que uma parte do intervalo tem de ser reservada para lanchar. "Como fruta e bisnaguinha com manteiga. Com a barriga cheia dá para prestar mais atenção na aula."

E nada de comer correndo para se divertir. Ao mastigar rápido demais, o alimento não é bem triturado e chega em pedaços maiores no estômago, o que dificulta a digestão. Para aproveitar o recreio com a turma, basta se organizar. Assim, vai dar tempo de fazer tudo!

Saiba mais

Com a correria do dia a dia nem sempre dá tempo de preparar o lanche. Por isso, quem leva dinheiro para comprar na cantina tem de tomar mais cuidado para não encher a barriga de guloseimas. Repare se existem opções de alimentos naturais ou salgados assados. Também é bacana contar aos adultos de sua casa o que vende na escola para que sugiram o que deve comer. De repente passam a fazer algo nutritivo para você levar.

Para garantir mais qualidade de vida não adianta comer alimentos saudáveis e passar horas na frente da TV, do computador ou videogame.  É preciso mexer o esqueleto e praticar atividade física para que o corpo gaste as calorias ingeridas e o organismo funcionar bem. A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente.

Nem todo alimento pode ser transportado como lanche para o recreio. Alguns são mais frágeis (como as frutas) e correm o risco de estragar. Se a banana e a maçã forem descascadas podem ficar escuras. O melhor jeito é deixá-las com a casca.

Muita gente tem o costume de oferecer um pedaço do lanche para os amigos na hora do intervalo. Quem traz alimentos saudáveis, além de compartilhar, tem a oportunidade de fazer com que os colegas experimentem. Pode ser uma forma de incentivar a mudança de hábitos da turma.

 

Consultoria de Fábio Ancona Lopez, nutrólogo e pediatra da Unifesp, e do pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;