Diarinho Titulo Guinness Book
Quebrando recordes
Do Diário do Grande ABC
17/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Guinness World Records/ Divulgação


Você sabia que a baleia-azul tem o maior coração de todos os animais? É quase do tamanho de um fusca! E que a maior barra de chocolate do planeta foi produzida no Reino Unido e pesava mais de 5.000 kg? Essas e outras curiosidades estão no Guinness World Records 2013 Editora Ediouro, 290 págs., R$ 84,90), que revela fatos extraordinários sobre animais, ciência, conquistas humanas, tecnologias, entretenimento, entre outros assuntos. O livro é bem antigo; a primeira edição foi lançada na Inglaterra em 27 de agosto de 1955. Atualmente é publicado em mais de 100 países e em 25 línguas diferentes. A cada ano calcula-se que sejam vendidos em todo o mundo mais de 3 milhões de exemplares. Confira nesta página recordes impressionantes:

O país com ar mais poluído é a Mongólia. Já a cidade é Ahvaz, no Irã. Se quiser respirar ar puro, terá de ir para Whitehorse, em Yukon, no Canadá, cidade com menor índice de poluição do planeta.

Aos 7 anos o norte-americano Julian Pavone entrou para o Guinnesscomo o baterista profissional mais jovem. Com a mesma idade, Jack Hill, do Reino Unido, tocou como DJ em uma danceteria. Já o indiano Kishan Shrikanth foi o diretor do longa-metragem Care of Footpath com apenas 9 anos.

O maior festival de histórias em quadrinhos é o Comiket, que acontece todo verão e inverno em Tóquio, no Japão. E você sabia que o gibi mais vendido foi X-Men 1, da Marvel Comics? Criado por Chris Claremont e Jim Lee, vendeu 8,1 milhões de cópias.

O dogue alemão Zeus, com 1,12 m de altura, é o cão mais alto de todos os tempos. O recordista pertence à família da norte-americana Denise Doorlag. Entre os felinos, o maior gato doméstico é o Savannah Islands Trouble, com 48,3 cm de altura. Já o bichano mais comprido é Mymains Stewart Gilligan, com 1,23 m.

A escola com maior quantidade de alunos está localizada em Lucknow, na Índia. Entre 2010 e 2011, a Escola Cidade de Montessari recebeu 39.437 alunos matriculados.

 

A bicicleta pedalável mais pesada é a Monsterbike, com 750 kg. Foi criada por Wouter van den Bosch, dos Países Baixos. Tem tubos de aço, peças de bike e até um pneu de trator. Outro veículo diferente é o Bog Standard. Edd China, do Reino Unido, instalou peças de banheiro, como pia e cesto de roupas, sobre uma moto com assento lateral.

A primeira pessoa a fazer xixi na lua foi o astronauta Buzz Aldrin, em 1969. Ele urinou num saquinho que ficava dentro do seu traje espacial.

A maior coleção de Barbies é da alemã Bettina Dorfmann, com 15 mil bonecas diferentes. A japonesa Asako Kanda entrou para o Guinness ao reunir 4.519 itens diferentes da Hello Kitty. Enquanto o fã de Harry Potter, o norte-americano Steve Petrick, guardava 608 itens do bruxinho até 2011, como óculos, corujas de brinquedo e varinhas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;