Turismo Titulo MUNDO
Siga as pistas do Sherlock

Nova exposição no Museu de Londres celebra roteiro do personagem que não é nada elementar

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
25/09/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Com abertura marcada para 17 de outubro, a exposição Sherlock Holmes: o Homem que Nunca Viveu e Nunca vai Morrer, no Museu de Londres, vai celebrar o personagem criado pelo médico e escritor Escocês Arthur Conan Doyle, em 1887.
Como o próprio nome indica, a mostra, que fica em cartaz até 12 de abril de 2015, vai mostrar os elementos que fazem do personagem fictício alguém tão vivo, mesmo 127 anos depois do lançamento do livro.
Aproveitando o acervo vitoriano e eduardiano do museu e reunindo material de Sherlock Holmes do mundo todo, inclusive vários itens importantes emprestados de outros países, a exposição deverá ser a maior do tipo nos últimos 60 anos.
Capa de lã, chapéu engraçado, cachimbo, lupa, capacidades dedutivas superlativas e um melhor amigo médico, Dr. Watson, o alterego de Doyle, que encara qualquer parada, compõem o personagem, que tem em Londres o seu cenário perfeito.
A exposição deve inspirar muitos dos fãs do detetive a percorrer os seus locais favoritos na capital inglesa. Um bom começo é o endereço de Sherlock e Watson: 221B Baker Street, que não existe! A fachada do apartamento vista na série de TV clássica foi filmada na 187 North Gower Street, a 25 minutos de caminhada da Baker Street, perto da estação de Metrô Euston Square.
Ao lado, fica o Speedy’s Sandwich Bar and Café, que se tornou ponto de reunião dos fãs. Muitos, inclusive, recolhem pistas das perseguições da série de TV clássica, o que os leva a percorrer a Gerrard Street, coração da Chinatown de Londres ou a explorar com olhos atentos a Torre de Londres, onde o arqui-inimigo de Holmes, Moriarty, deixa a mensagem ‘Get Sherlock’ junto às joias da coroa, que podem ser vistas pelos turistas.
O Museu Britânico, a Royal Opera House e o Teatro Lyceum também são cenários para as aventuras da dupla, que gostava de frequentar o famoso restaurante Simpson’s in the Strand.
Para completar, vale visitar o Museu de Sherlock Holmes, que traz a recriação de sua sala e loja de souvenires. Outro lugar temático é o The Sherlock Homes Pub, em Westminster, repleto de recordações. Tem, inclusive, revólver de Dr. Watson e sua comida favorita: linguiça Cumberland. Para saber mais, acesse: www.visitbritain.com. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas
Notícias relacionadas


;