Automóveis Titulo Jeep
Cherokee Sport estilo retrô
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
23/04/2008 | 07:14
Compartilhar notícia


Envelhecer sem ganhar rugas e ficar ainda mais moderno. Estranho, né? Para a Jeep, não. Inspirada nesta contradição, a montadora norte-americana traz para o Brasil a nova geração da Cherokee Sport - líder de vendas desde 2002 no mercado norte-americano.

Totalmente reformulado, o modelo ganhou linhas atuais, mas que remetem aos antepassados da marca Jeep. A delicadeza que o utilitário ganhou nas últimas renovações deu espaço à robustez de outrora.

No entanto, quando o assunto é mecânica, a montadora fez questão de deixar o passado para trás e caminhar rumo ao futuro. Para andar no barro e não fazer feio, a Cherokee ganhou novo sistema de tração 4x4 (Selec-Trac II) integral, Brake Lock para evitar que o carro desça de ré em subidas íngremes, e Hill Decent Control, para ajudar o carro a escorregar morros de forma controlada.

Destaque para o novo sistema de suspensão, independente na dianteira e multi-link na traseira.

A transmissão automática de quatro velocidades se mostrou ideal para as estradinhas de terra, mas insatisfatória para o asfalto. O motor é o V6 3.7, que proporciona 211 cv de potência a 5.200 rpm e torque de 31,1 mkgf a 4.000 rpm.

Entre os equipamentos de série, o Jeep traz ar condicionado automático, air bags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros, piloto automático, controle de estabilidade, controle de tração, sensor de estacionamento, rodas de 16', entre outros.

AVALIAÇÃO
O Diário teve a oportunidade de avaliar o Cherokee Sport tanto no asfalto quanto em uma pista off-road montada na região de Itu (SP). No primeiro trajeto, nada de especial, já que, na estrada, o Jeep atendeu às expectativas. Mas no segundo percurso, o modelo justificou sua fama de bruto.

Ao desafiar diversos obstáculos, como curvas em ângulo negativo, morros íngremes e até buracos que mais pareciam crateras abertas por meteoros, o Cherokee mostrou sua capacidade e superou as barreiras sem ‘reclamar'. Ponto positivo para esse ‘novo-velho' de guerra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;