Economia Titulo Na ponta do lápis
BC oferece curso gratuito sobre como administrar suas contas

Participante aprenderá sobre orçamento, crédito e poupança

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
19/09/2014 | 07:14
Compartilhar notícia


O BC (Banco Central) e a Esaf (Escola de Administração Fazendária), vinculada ao Ministério da Fazenda, abriram inscrição para curso gratuito na internet, com 20 horas de duração, de gestão de finanças pessoais.

Os principais ensinamentos que os participantes receberão são como administrar bem o orçamento e adequar o hábito de consumo aos recursos disponíveis, utilizar bem o crédito, gerir as dívidas e poupar. “Esse tipo de curso é interessante até mesmo para aqueles que ainda não estão com o padrão de vida acima do próprio orçamento, pois eles podem se adequar e prevenir essa condição”, disse o professor de Economia e coordenador do Núcleo de Pesquisas Ifecap, da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), Éric Brasil. “Adequar o padrão de vida ao orçamento é, basicamente, não deixar que os gastos fujam de suas possibilidades de endividamento”, acrescentou. Ele explicou que o curso contribuirá para que o consumidor não adquira bens cujo pagamento saiam do controle, fora do que o salário pode pagar.

O consultor financeiro e professor do Instituto Educacional BM&FBovespa André Massaro destacou a importância das orientações sobre a utilização do crédito. “Ainda mais que no Brasil, por conta das altas taxas de juros, o descontrole financeiro é mais presente.” Ele explicou que, na prática, as pessoas devem entender que o crédito é uma forma de antecipar as compras, e deve ser muito bem utilizado.

As inscrições estão abertas no site sisfie.esaf.fazenda.gov.br/SISFIE_INSCRICAO/login.jsf. Os interessados podem distribuir os módulos do curso no período de um mês, entre terça-feira e 23 de outubro, conforme a disponibilidade de cada um. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: educacaofinanceira.ead@fazenda.gov.br.

A BM&FBovespa também disponibiliza 13 aulas gratuitas, em vídeo, em parceria com a Veduca, no site www.veduca.com.br/play/7353.

O Procon abriu inscrições, pelo telefone 3824-7069, para palestras, nos dias 24, 25 e 27, com o tema ‘Dívidas e Dúvidas’, na Capital. Elas vão abordar questões como superendividamento, além de oferecer dicas sobre como proceder em caso de muitos débitos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;