Nacional Titulo
Estudo do InCor aponta 66,3% acima do peso
11/02/2013 | 07:30
Compartilhar notícia


Levantamento realizado por nutricionistas do programa Meu Prato Saudável, coordenado pelo Instituto do Coração (InCor)e pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP, aponta que 66,3% dos 15 mil paulistanos entrevistados estão acima do peso: 28,9% estão obesos e 37,4% com sobrepeso.

Os dados foram coletados em mutirões da saúde promovidos em outubro do ano passado em estações do Metrô, no Parque Ibirapuera e no chamado Quadrilátero da Saúde, onde fica o complexo do HC. A amostra inclui a análise da altura e do peso dessas 15 mil pessoas para cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Todos os participantes moram na cidade de São Paulo.

O sobrepeso é estabelecido quando o IMC fica entre 25 e 29,9. Quando o IMC passa de 30,

a pessoa é considerada obesa. Do total de pessoas avaliadas pelo programa, 19% tinham obesidade grau 1 (forma mais leve); 7,2%, obesidade grau 2; e 2,7% a grau 3 (obesidade mórbida). Os resultados chamam a atenção porque dados do Vigitel 2011

(pesquisa telefônica feita pelo Ministério da Saúde) apontavam que 15,8% dos brasileiros estão obesos e 48,5% com sobrepeso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;