D+ Titulo Fique atento
Sabe o que fazer em cada situação?
Equipe D+
Do Diário do Grande ABC
10/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


No Carnaval

- Fique longe dos trios elétricos.

- Afaste-se imediatamente de brigas e confusões.

- Cuidado com as muvucas nas micaretas.

- Não pegue carona com quem bebeu. A melhor opção é dividir um táxi ou usar transporte público.

- Cuide do amigo que ficou bêbado. Se a situação piorar, procure serviço médico no local.

- Não aceite drogas, beba muita água e use camisinha.

- Cuidados com fios e não encoste no trio elétrico ou em ligações elétricas de barracas. Preste atenção aos carros alegóricos e trios muito altos, pois pode ocorrer rompimento dos fios, tornandos-os energizados, o que provoca o choque elétrico. Cuidado com o uso de materiais condutores de eletricidade, como peças de decoração metalizadas, fitas e serpentinas e jatos de água, pois podem provocar curtos-circuitos.

- O conselho é antigo, mas não custa reforçar: beba muito líquido durante a folia, como água mineral, sucos de frutas, água de coco e bebidas isotônicas, mas tome cuidado com a procedência dos produtos. E se beber, não dirija.

Nas festas com água

-Jamais brinque de empurra-empurra na beira da piscina. A maioria das lesões de coluna acontece por isso.

- Não sabe nadar? Não se arrisque!

- Não permita, em hipótese alguma, que o amigo que bebeu entre na água.

- Tome cuidado com os buracos e a força da correnteza quando estiver no mar ou na represa.

- Nunca pule de cabeça em piscina desconhecida.

- O perigo em fazer festas próximas a piscinas é o afogamento, quer seja por brincadeiras de empurra-empurra, pessoas após a ingestão de álcool, mal súbito e indivíduos que não sabem nadar.

- Ao perceber alguém se afogando, jogue algum objeto flutuante para a pessoa se agarrar e a tire da água se não houver risco para o socorrista. Chame a ambulância (192) e o Corpo de Bombeiros (193), informando se a vítima está consciente, qual o tempo de imersão e se respira espontaneamente. Mantenha a vítima deitada de costas para o chão, cheque a respiração, olhando para o tórax da vítima; caso respire, aqueça e aguarde socorro.

- Se a vítima não respira, cheque o pulso carotídeo (na artéria do pescoço) e se não houver pulso, reinicie a ressuscitação cárdio-pulmonar, realizando 30 (trinta) massagens cardíacas em cima do osso externo, três dedos acima do apêndice xifoide (porção final do osso externo) e 02 respirações na boca da vítima (tampando o nariz da vítima) e cobrindo sua boca, fazendo duas insuflações), checando respiração a cada 5 (cinco) ciclos . Caso a vítima comece a eliminar líquido pela boca e nariz, gire a cabeça de lado para que o líquido escorra para fora, assim não haverá perigo de aspiração de líquidos e ou objetos sólidos pela vítima. Retire as roupas molhadas e mantenha a vítima aquecida, oferecendo socorro médico imediato.

Nos shows

-Por mais que ame seus ídolos, não fique grudado nas grades de maneira alguma. Essas são as pessoas que mais se machucam no empurra-empurra.

- Tente ficar em um lugar em que é possível, pelo menos, mexer os braços.

- Viu briga? Saia de perto. A melhor forma de se livrar da aglomeração é andar na diagonal.

- Coma antes de sair de casa e beba muita água.

Nas trilhas

-Não tente desbravar as matas sozinho e sem a companhia de um guia especializado.

- Leve sempre kit de emergência (com remédios) e aparelhos para se comunicar.

- Não pule nas cachoeiras e cuidado com as pedras muito escorregadias.

- Entre devagar na água. Você não sabe a profundidade e a força da correnteza.

- Coma antes de sair de casa e beba muita água.

Na balada

- Observe a segurança do local. Afaste-se de fios soltos,/CW materiais cortantes e artefatos que provoquem fogo.

- A festa lotou? Vá para onde está mais tranquilo ou, simplesmente, mude de balada.

- Não se envolva em brigas. Chame a segurança.

- Em caso de incêndio, abandone a festa rapidamente, mas com calma. Não retorne em hipótese alguma. No empurra-empurra, cuidado para não cair e evite ficar só.

- É necessário estar atento às saídas de emergências, à localização de extintores de incêndios, identificando a classe destes. As saídas de emergências devem estar abertas e sinalizadas, os extintores e hidrantes não devem estar obstruídos por nenhum objeto. Prestar atenção também em  qualquer condição insegura.

Nos estádios

- Fique atento ao entrar e sair do estádio. Siga a sinalização e as instruções dos orientadores e não tenha pressa.

- Vá sempre acompanhado.

- Deu briga entre as torcidas? Não se meta e afaste-se.

- Cuidado na hora da comemoração. Não vá para as grades, pois elas podem não aguentar a torcida.

- É proibido o uso de sinalizadores, porém, tem quem descumpra a regra. Fique longe.

 

Em caso de incêndio

- Se necessário, faça a evacuação do local, saindo rapidamente, mas sem pânico. Após deixar o local, procure dar informações detalhadas do ambiente aos Bombeiros e à Polícia Militar para as providências que a emergência exigir. Forneça endereço completo e, caso tenha vítima, diga quantas são e, se possível, até o estado de cada uma delas. Ligue mesmo que o fogo já tenha sido controlado (193).

-O mesmo cuidado é necessário com os fogos de artifício. Eles devem ser soltos bem longe dos cabos elétricos, pois podem rompê-los ou até mesmo voltar e atingir a pessoa que soltou.

 

 

*Consultoria do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;