D+ Titulo Como funciona
Entenda como o cérebro reage
Bruna Gonçalves
do Diário do Grande ABC
10/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Em situações de risco, o organismo reage imediatamente. A psicóloga Liane Pinto, professora do Instituto de Neurolinguística Aplicada do Rio de Janeiro, explica que o sistema nervoso autônomo - que controla o corpo na luta pela sobrevivência - é ativado e estimula a glândula suprarrenal a produzir adrenalina, que eleva o batimento cardíaco e a pressão arterial. "Permite que a pessoa tenha mais força para lutar ou fugir."

Por isso, é normal fazer coisas que em outros momentos não seríamos capazes. "Agimos por instinto. É tendência salvar nossa própria pele. Mesmo assim, tem quem pense no coletivo", diz.

Outros fenômenos comuns durante a ameaça são a desorientação e dissociação (defesa criada pelo sistema nervoso quando a dor física ou emocional é intensa). É como se a mente desligasse do corpo e agisse no modo automático. A ficha demora a cair. "O comportamento pode levar horas, dias e meses para voltar ao normal."

Após o trauma, vem outra etapa difícil: a recuperação. E o tempo depende de cada um. Questionar-se ou culpar-se também faz parte do processo porque a mente não compreende facilmente os fatos. "A pessoa pode até falar da experiência sem emoção para evitar mais dor."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;