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Hatch 208 já é produzido no Brasil
Vagner Aquino
Enviado a Porto Real (RJ)
06/02/2013 | 07:00
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Há 12 anos saía das linhas de produção da fábrica da PSA Peugeot Citroën em Porto Real, no Rio de Janeiro, o primeiro modelo da Peugeot. Agora, o mercado é outro, a concorrência é outra e, por isso, a marca francesa está apostando no Brasil para o lançamento do hatch 208 - único País fora da Europa a produzi-lo. O modelo chega só dia 12 de abril, mas a primeira unidade saiu do forno na última semana.

Durante a cerimônia de lançamento industrial - que teve a presença de autoridades e até show com trapezistas -, foi notável a melhora das instalações do complexo fabril, que, em conjunto com o desenvolvimento do carro, consumiu investimento de R$ 800 milhões.

E para justificar o montante, as metas também são altas. A unidade prevê que a produção pule de 150 mil para 220 mil carros anuais até o início de 2014. Somente neste ano, 55 mil unidades do 208 deixarão as linhas da fábrica - número que abastecerá o mercado brasileiro e toda a América Latina, exceto o Chile, que importa o modelo da França.

Ainda falando em investimentos, o hatch compacto da Peugeot, que herda a plataforma A, a mesma dos primos Citroën C3 e C3 Picasso, tem a dura missão de tirar a marca do buraco - a queda nas vendas foi de 16% no Brasil em 2012. Por isso, a previsão é entregar mais dez concessionários Peugeot no Brasil ainda neste ano. "Saltaremos de 171 para 181 pontos de vendas no País, principalmente na região Nordeste, onde o mercado está em franca expansão", disse Carlos Gomes, presidente do Grupo PSA para o Brasil e América Latina.

OUTROS PLANOS

Ao contrário do Citroën C3, que canibalizou as vendas do irmão mais barato, o Peugeot 208 não tomará o lugar do 207, que continua como opção de entrada da marca. Por enquanto, o único modelo a ser excluído do portfólio da marca do leão é mesmo a perua 207 SW. Pelo menos por enquanto, a picape Hoggar e o 207 Sedan permanecem em cena, conforme afirmou Gomes.

No entanto, ainda podem haver mudanças. Em 2014, a planta de Porto Real passa a fabricar o 2008, outro derivado do projeto 208. Exatamente aquele utilitário compacto que foi mostrado em setembro, no Salão de Paris (França), e virá ao Brasil de olho na clientela do Ford EcoSport e do Renault Duster.

Mas e o 301? De acordo com o presidente, nada de planos. "O sedã compacto global segue a mesma plataforma do 2008, mas é mais alongada. Por isso não é possível produzi-lo aqui", enfatizou. Como o modelo será feito na Argentina, ainda há esperanças de ser importado para terras tupiniquins.

Questionado sobre a recente aliança entre Peugeot e General Motors, o executivo adiantou que entre os projetos estão os novos 3008 e C3 Picasso, e uma plataforma de pequenos veículos, "Mas, por enquanto, tudo é voltado ao mercado europeu", frisou.

Sonic e New Fiesta na mira

Em meados de janeiro, a Peugeot divulgou o preço oficial da série especial Premiere do 208: R$ 54.990. Mas isso é tudo o que se sabe por enquanto. A fabricante francesa se nega a dar qualquer informação ou maiores detalhes de sua mais nova aposta para o mercado brasileiro, que, de acordo com os executivos, deve ser o carro-chefe da marca no País. Na Europa, onde foi lançado há cerca de um ano, o veículo já ganhou títulos de mais vendido.

O que se sabe por enquanto é que o hatchback chega às lojas em abril para concorrer com modelos como Ford New Fiesta, Chevrolet Sonic, Volkswagen Polo, Fiat Punto e até mesmo as versões topo de linha do Hyundai HB20. Os preços são mantidos em sigilo, mesmo porque tudo depende da evolução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Em relação ao design - que não é segredo para ninguém, pois o veículo já foi exibido no último Salão de São Paulo, em outubro -, o 208 brasileiro sofreu algumas alterações, como o aumento da entrada de ar e altura livre do solo, modificações no para-choque dianteiro e faróis de neblina, entre outros pormenores. Tudo para se adaptar às (ruins) condições de rodagem do Brasil. Vale destacar que o índice de nacionalização do 208 é de 84%.

Em relação à mecânica e à lista de equipamentos, o modelo não deve fugir muito ao primo Citroën C3. Mas os detalhes só mesmo em meados de março, durante o lançamento oficial.

Dá para adiantar que, no Brasil, será vendida somente a configuração quatro portas. Porém, fontes ligadas à marca afirmam que a versão GTi poderá aterrissar por aqui, mostrando a força do motor 1.6 THP de 200 cv. Isso, aquele bloco feito em parceria com a BMW. É esperar para ver...




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