Automóveis Titulo Duas Rodas
Kawasaki traz a nova Z800
Do Diário do Grande ABC
06/02/2013 | 07:00
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Três meses após ser revelada ao mundo durante o Salão de Colônia, na Alemanha, a nova Kawasaki Z800 já está entre nós, brasileiros. Produzida na fábrica da marca em Manaus (AM) e com novidades técnicas em comparação à antecessora Z750, a naked de visual agressivo debuta com preço inicial de R$ 35.990 - versão com freios ABS (antitravamento) custa R$ 38.990.

Disponível nas cores verde, branca e preta, a Z800 utiliza o mesmo motor de quatro cilindros em linha (quatro tempos) da Z750, mas capacidade volumétrica superior - 748 cm³ contra 806 cm³. Resultado foi um ganho extra de torque e potência, que passam a ser de 8,5 mkgf a 8.000 rpm e 113 cv a 10.200 giros, respectivamente. O câmbio é de seis marchas. A fabricante não revela dados de desempenho. Para domar o temperamento explosivo desta Kawasaki, o sistema de freio foi retrabalhado e fortalecido, passando a utilizar disco duplo na dianteira - aumentado para 310 mm - com duas pinças opostas de quatro pistões.

As suspensões dianteiras e traseiras da novata também evoluíram em relação à predecessora. Tanto o garfo invertido da dianteira quanto o amortecedor traseiro a gás são ajustáveis no amortecimento de retorno e na pré-carga da mola.

Em termos de visual, pouco da Z750 sobrou. O farol dianteiro foi redesenhado, assim como a lanterna traseira, que traz luzes em LEDs que formam, quando acesas, duas letras ‘Z'. O tanque de combustível também passou por modificações, trazendo novo design e melhorando a acomodação das pernas do motociclista. O painel de instrumentos é todo digital.

MERCADO

Em 2012, a Kawasaki teve desempenho discreto no mercado brasileiro de motocicletas. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a marca japonesa ocupou apenas a sétima colocação, com 9.251 emplacamentos (0,56% de market share). A líder Honda vendeu 1.304.164 motos (79,64% de participação).

Ducati confirma seis modelos para o Brasil

Parece que 2013 será o ano da Ducati no Brasil. A marca de origem italiana confirmou na última semana os seis modelos de motocicletas que serão comercializados por aqui a partir deste ano. São eles: 1199 Panigale, 848 EVO, Diavel, Monster 796, Streetfighter 848 e Multistrada 1200. Os preços não foram revelados.

Todas as magrelas serão montadas em sistema CKD na fábrica da Dafra, em Manaus (AM) - onde também são produzidas motos da BMW Motorrad e da MV Agusta.

Adquirida ano passado pela alemã Audi, a Ducati rompeu em outubro com o Grupo Izzo, então representante oficial da marca italiana no País, assumindo as operações, de olho na força do mercado brasileiro para motocicletas de alta cilindrada.

Apesar de já ter confirmado produção local, a Ducati não revela quando a linha de montagem passará a operar nem o número de pontos de vendas, alegando estar em processo de nomeação dos concessionários.

Husqvarna

A Husqvarna não voltará ao Brasil. Responsável por reintroduzir a marca sueca de motocicletas com forte pegada off-road no País, a BMW Motorrad anunciou a venda da Husqvarna para o grupo austríaco Pierer Industrie AG e, automaticamente, cancelou os planos de se instalar por aqui. No segundo semestre do ano passado, a BMW não apenas confirmou a chegada de sua até então subsidiária como anunciou produção local das magrelas Nuda 900 e Nuda 900 R, que seriam montadas em sistema CKD na fábrica da Dafra, em Manaus (AM), assim como as da BMW são. Além destas duas motocicletas, os modelos TE 477 e TE 310R estariam à venda no País.




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