Política Titulo
Estado veta petista indicado para AME de Santo André

Medida será para evitar aparelhamento da unidade de Saúde

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
05/02/2013 | 07:53
Compartilhar notícia


João Eduardo Charles (PT) não permanecerá no cargo de diretor técnico do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Santo André, segundo posto mais importante da unidade. Fontes do Palácio dos Bandeirantes garantem que o petista será tirado do cargo para evitar o aparelhamento político do equipamento público.

A nomeação ocorreu na sexta-feira e a decisão do governo estadual ocorreu ontem, quando o Diário revelou com exclusividade a indicação. Charles é médico anestesiologista e foi candidato a vereador pelo PT de São Bernardo em 2008 - obteve 1.783 votos.

O equipamento de Saúde é custeado pelo Estado, comandado pelo tucano Geraldo Alckmin. A FUABC (Fundação do ABC) gerencia os serviços médicos prestados na unidade desde 2010.

Charles foi indicado pela Congregação da Faculdade de Medicina do ABC, ligada à Fundação do ABC, presidida por Maurício Mindrisz, que foi destacado para o posto por influência de Luiz Marinho (PT), prefeito de São Bernardo.

Charles também possui forte ligação com o chefe do Executivo petista. O médico participou da elaboração do Plano Municipal de Saúde da Prefeitura de São Bernardo, apresentado por Marinho em 2010. Ainda é suplente no Conselho de Saúde da cidade.

O médico atuou na Capital durante a gestão de Marta Suplicy (2001-2004). Ele foi coordenador de Saúde das subprefeituras de Vila Carrão, Vila Formosa e Aricanduva, localizadas na Zona Leste.

 

EXPLICAÇÃO

O presidente da FUABC, Mauricio Mindrisz, afirmou que a nomeação se deu em 1º de fevereiro, na primeira reunião de 2013 da Congregação da Faculdade de Medicina do ABC. A função faz a interface da faculdade com a rede de hospitais-escola da Fundação, garantindo campos de estágio e pesquisa acadêmica, assim como condições de assistência ao paciente. O diretor cuida da estrutura técnica como aparelhagem, ambiente seguro, vigilância sanitária e todas as regras de saúde em funcionamento.

Mindrisz salientou novamente o currículo de João Eduardo Charles, "professor com atuação de longa data no Hospital de Ensino Anchieta, de São Bernardo, e foi aprovado pelas qualificações técnicas junto à Congregação, colegiado com 56 integrantes, entre representantes de professores, alunos, funcionários, médicos, dirigentes de cursos e conselhos municipais de Saúde".

Frisa ainda que o novo superintendente do AME Santo André, Wagner Boratto, é um profissional de indicação da Fundação do ABC, gestora do equipamento, com a respectiva aprovação do governo do Estado. "A nomeação também passa pelo Conselho de Curadores da FUABC, que reúne 21 representantes dos conselhos municipais de Saúde, Prefeituras, Câmaras de vereadores, professores, alunos e funcionários", disse Mindrisz, rechaçando ingerência do prefeito Luiz Marinho nas indicações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;