Política Titulo Alto cargo
Petista será diretor de
AME de Santo André

João Eduardo Charles assumiu sexta-feira o cargo de diretor
técnico e vai atuar como número dois em equipamento tucano

Fábio Martins
Raphael Rocha
04/02/2013 | 07:30
Compartilhar notícia


Um petista está alocado no segundo posto mais importante do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André, equipamento público custeado pelo Estado, cujo governador é o tucano Geraldo Alckmin. Candidato a vereador pelo PT de São Bernardo em 2008, João Eduardo Charles assumiu sexta-feira cargo de diretor técnico do aparelho.

Médico anestesiologista, Charles conquistou 1.783 votos há cinco anos. Ele foi indicado pela congregação da FUABC (Fundação do ABC), hoje administrada por Maurício Mindrisz. O atual presidente da entidade foi alçado ao cargo por influência do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). A FUABC gere o AME de Santo André desde 2010, quando o prédio hospitalar foi inaugurado.

Além de ser filiado ao PT, o futuro diretor do AME exerceu cargos importantes em gestões petistas. Ele foi coordenador de Saúde das subprefeituras de Vila Carrão, Vila Formosa e Aricanduva - Zona Leste da Capital - durante gestão de Marta Suplicy (PT, 2001 a 2004), hoje ministra da Cultura.

Charles também participou ativamente da formulação do Plano Municipal de Saúde da Prefeitura de São Bernardo, apresentado por Marinho em 2010. O petista está como suplente no Conselho Municipal de Saúde do município, que tinha até o ano passado petistas influentes na região como titulares. Caso dos secretários de Saúde de São Bernardo, Arthur Chioro, e de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.

Em 2012, Charles não participou do processo eleitoral, mas contribuiu com R$ 15 mil na campanha de Francisco Pereira Filho, o Chicão, que se candidatou a vereador pelo PT de São Bernardo e recebeu 1.740 votos. Chicão foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, entidade em que o PT foi calcado há três décadas. O aspirante à Câmara de São Bernardo também atuou como assessor parlamentar do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT).

Com fortes relações com petismo regional, Mindrisz negou indicação política de Charles para a diretoria técnica do AME andreense. "Não vejo problema e espero que ninguém veja. A indicação foi submetida à apreciação. Não houve interferência alguma até porque o cargo é eminentemente técnico", afirmou Mindrisz, que exaltou o currículo o petista. "Ele é professor há bastante tempo da faculdade. Já foi presidente do Conselho Regional de Medicina e por mais de 20 anos atuou no Hospital Anchieta. O fato de ser do PT não é o principal. Tem currículo na bagagem."

Superintendente do AME e também colocado no cargo com influência de Luiz Marinho, Wagner Boratto não retornou aos contatos da equipe do Diário. Procurada, a Prefeitura de São Bernardo não se manifestou sobre o caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;