Turismo Titulo Pernambuco
Recife e Olinda ao som do frevo
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
31/01/2013 | 07:13
Compartilhar notícia


O Carnaval em Pernambuco é tomado pelo frevo e pelos blocos de rua. A animação ocorre em todo o Estado, mas concentra os holofotes nas cidades de Recife e Olinda, famosas por promover a mais democrática e irreverente Folia do Brasil.

A capital pernambucana é conhecida por sua diversidade de ritmos e forte presença da cultura popular. A festa acontece em 17 polos e cerca de 40 polinhos comunitários. São 800 desfiles de agremiações e mais 390 shows de palco, sendo 90% deles com artistas locais. Em 2013 o frevo, ritmo genuinamente pernambucano, que acaba se ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, vai dar o tom da festa. O ponto alto da programação será a apresentação de Milton Nascimento com a cantora fadista portuguesa Carminho, que farão homenagem ao frevo no dia 8, às 19h50.

Mas o grande rei da festa recifense é o Galo da Madrugada, que neste ano exaltará os trabalhos do percussionista Naná Vasconcelos e do fotógrafo Alcir Lacerda.

 

OLINDA

O Carnaval de Olinda preserva as tradições da Folia nordestina. Todo ano, pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta desfilam centenas de agremiações populares. São clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos e afoxés, cujas manifestações traduzem a mistura dos costumes de brancos, negros e índios

Neste ano a cidade prestará homenagem às manifestações de todo o Estado, do sertão ao litoral. A programação já começa neste sábado, com a 8ª Corrida dos Bonecos Gigantes, evento que integra o calendário oficial do Carnaval pernambucano revelando novas atrações e bonecos que já são velhos conhecidos dos foliões, como o Homem da Meia-Noite.

A brincadeira tem início às 8h do dia 2, e a diversão prossegue com a Corrida das Mascotes dos times pernambucanos - Náutico, Santa Cruz, Sport, Central, América e Íbis -, onde as duas paixões do brasileiro (futebol e Carnaval) juntam-se em uma grande festa.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;