Diarinho Titulo Filme
Coragem para proteger a natureza
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
03/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Doze anos após a estreia da primeira aventura, chega sexta (8) aos cinemas Tainá - A Origem, terceiro filme da indiazinha defensora da natureza. Todo mundo gosta de saber de onde veio. Com Tainá (vivida pela talentosa Wiranu Tembé) não é diferente. Foi encontrada bebê pelo avô Tigê entre as raízes da Grande Árvore. O pajé a criou como neta. É para ele que a indiazinha pergunta: "Por que Tainá não tem mãe?" E como todo mundo de 5 anos, não para de dizer: "Por quê?". A maioria das respostas, porém, terá de descobrir sozinha.

Certo dia, Tigê a leva à aldeia de seu povo, que escolherá o defensor para proteger a árvore sagrada do Jurupari, espírito mau que destrói a natureza. A protagonista ganha a disputa, mas os adultos ficam bravos; menina não pode ser guerreira.

Tainá não entende e, mesmo triste, não desiste da missão. Parte pela floresta para achar a árvore e salvá-la do vilão. No caminho, conhece Laurinha (Beatriz Noskoski), menina da cidade que se perde do avô. Juntas do indiozinho antenado em tecnologia Gobi (Igor Ozzy) enfrentam os malvados Vitor, Luna e Bu. Tainá ainda descobre o que aconteceu com a mãe.

O filme tem muitas cenas engraçadas. Numa delas, Laurinha pergunta: "Indiazinha Pocahontas, onde tem toalete (banheiro)?". Sem saber do que se trata, Tainá responde com um suspiro inconformado.

Suspiro, mas de alegria, é o que também damos ao ver as paisagens da Amazônia. O longa pode ser para o público infantil, mas ensina grande lição aos adultos: de que as crianças podem ser mais corajosas para fazer o bem e a coisa certa!

 

A primeira Tainá

Eunice Baía, 22 anos, é a primeira Tainá. Escolhida entre 3.000 meninas, tinha 8 anos quando filmou a aventura inicial, em 1998 (o longa foi lançado em 2001). Apesar de ser descendente dos índios Murucupi, não morava em aldeia. Vivia com os pais e oito irmãos em Vila do Conde, na cidade de Barcarena, no Pará.

Em Tainá - A Origem, Eunice participou atrás das câmeras. Ajudou Wiranu a encarar a missão de dar vida à personagem. "Conversei sobre como foi para mim. Falei que iria ficar nervosa e que é normal. Ela tem muita vergonha, eu também tinha de tudo."

Após a estreia no cinema, Eunice mudou-se para São Paulo para morar com a produtora do primeiro longa Noêmia Duarte. Hoje, faz faculdade de Moda e cuida do filho Antonio, de 7 meses. "Tainá trouxe tudo de bom para a minha vida. Moro aqui por causa do filme."

Eunice acha Wiranu superparecida com ela e chora toda vez que assiste ao novo filme. "Fico emocionada de ver que está acontecendo com outra pessoa. Foi importante para mim e será para ela também."

 

Aventuras Anteriores

Em Tainá - Uma Aventura na Amazônia (2001), a indiazinha de 8 anos passa a viver com o piloto Rudi, a bióloga Isabel e seu filho Joninho, após a morte do avô Tigê. A menina enfrenta o caçador Shoba e sua quadrilha para proteger a floresta.

 

 

 

 

 

 

 

Em Tainá 2 - A Aventura Continua (2004), a garota ainda protege a natureza desarmando armadilhas montadas pelos traficantes de animais. Para derrotar os vilões ela ganha dois companheiros: a indiazinha Catiti e o menino da cidade Carlito.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;