Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que tem de dormir cedo?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
03/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida


Dormir direito é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, responsável por coordenar a atividade dos músculos e órgãos. Para ser suficiente, o sono precisa ocorrer à noite, não ter interrupção e durar de seis a oito horas. Se você for cedo para a cama, há mais chances de ele ser adequado.

Ligado ao sistema nervoso central está o relógio biológico (no cérebro), que prepara nosso organismo para ficar ativo de dia e adormecer à noite. Ele define nosso ritmo e faz com que os órgãos funcionem no horário certo, pois cada um trabalha de modo diferente dependendo da hora. Ter rotina - estudar, brincar, comer e dormir nos mesmos horários - mantém esse reloginho em harmonia.

Nas férias, é comum dormir e acordar mais tarde. No entanto, não pode exagerar e passar a madrugada inteira jogando videogame, por exemplo. Se isso acontecer, você fará atividades na hora em que o organismo descansaria. Depois da diversão, dormirá no momento em que o corpo estaria pronto para as ocupações do dia. Isso bagunça o relógio biológico.

É importante voltar à rotina antes do início das aulas. Assim, não vai ter dificuldade de acordar e chegar atrasado na escola. Quem dorme pouco e acorda cedo, em geral, fica irritado e não tem energia para brincar e realizar tarefas.

Para que o sono chegue na hora certa, evite atividade física, refeições pesadas e ficar na frente da TV e computador antes de dormir. Deixe também as luzes apagadas, pois a claridade atrapalha a produção do hormônio melatonina, responsável por nos deixar sonolentos.

 

Saiba mais

Todos os seres (animais, plantas e humanos) têm relógio biológico. No nosso caso, ele permite que o organismo fique ativo durante o dia e mais lento à noite, quando dormimos. É ajustado de acordo com o ciclo de claro e escuro (dia e noite) da Terra.

Os animais também precisam dormir bem, mas a quantidade de sono varia de acordo com a espécie. As indefesas, por exemplo, dormem menos porque têm de estar atentas aos perigos.

 

Rotina evita obesidade

Dormir regularmente é modo de prevenir a obesidade, doença que tem se tornado cada vez mais comum entre as crianças brasileiras. Segundo pesquisas, a falta de sono desregula dois hormônios que controlam o apetite: a leptina (diminui a vontade de comer) será produzida em menor quantidade, enquanto a fabricação da grelina (responsável pela fome) aumentará.

De acordo com estudo da Universidade do Sul da Austrália, há mais explicações. Quem vai para a cama cedo e acorda de manhã tem bastante energia para brincar e realizar todas as tarefas, sendo mais ativo do que aqueles que dormem e levantam tarde.

Comer nas horas certas também evita a obesidade e mantém o relógio biológico funcionando corretamente. Os especialistas explicam que a alimentação em horários bagunçados atrapalha a absorção de nutrientes e facilita o acúmulo de açúcar e gordura no organismo.


Na opinião de Caroline Santos Pinheiro, 10 anos, de São Bernardo, dormir cedo ajuda a ter disposição para brincar no dia seguinte. Nas férias, ela dorme tarde, mas garante que não tem dificuldade de voltar à rotina quando as aulas recomeçam. "Se estou sem sono, deito na cama mesmo assim, viro a cabeça para a parede e fecho os olhos. Desse jeito é fácil dormir."

 

Consultoria de Gisele Akemi Oda, professora do Laboratório de Cronobiologia da USP.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;