Política Titulo Investigação
Ministério Público vai apurar
nepotismo em Diadema

Promotoria abriu inquérito no último dia 25 para averiguar
parentes de vereador que foram apadrinhados na Prefeitura

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/01/2013 | 07:22
Compartilhar notícia


Promotor de Justiça de Diadema, Daniel Serra Azul Guimarães instaurou inquérito civil para apurar casos de nepotismo na Prefeitura diademense. A apuração, aberta no dia 25, foi desencadeada após o Diário revelar a nomeação de Tatiana Capel para ocupar cargo em comissão na Secretaria de Planejamento e Gestão Pública. Tatiana é filha do vereador governista Milton Capel (PV).

A investigação partirá de análise de documentos solicitados pelo promotor. Ele pediu ao prefeito Lauro Michels (PV), a todos os secretários - inclusive aos diretores de autarquias - e aos vereadores que informem parentes de até terceiro grau, além de lista dos servidores comissionados, para averiguar se há nepotismo direto ou cruzado no Paço.

Para basear a abertura do inquérito, Guimarães citou a Súmula Vinculante 13, redigida pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a resolução 7 da Associação dos Magistrados Brasileiros e uma decisão do ministro Carlos Ayres Britto, do STF. Todas as medidas condenam a contratação apadrinhada de parentes de agentes públicos.

"Apesar de estabelecidos há quase cinco anos os parâmetros para a interpretação e aplicação do caput do artigo 37 da Constituição (...), caso a notícia se confirme, optaram o prefeito municipal Lauro Michels e o secretário de Planejamento e Gestão Pública, Francisco José Rocha, que também ocupa a Secretaria de Finanças, pela violação deliberada do princípio constitucional da moralidade administrativa", escreveu Guimarães em seu despacho.

O artigo 37 da Constituição - apontado pelo promotor - determina regras para contratação de pessoal no serviço público e obriga "a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência."

Tatiana Capel havia sido nomeada para exercer cargo comissionado de assistente na Secretaria de Planejamento. Foi exonerada na sexta-feira. A Prefeitura não informou, na ocasião, o motivo da demissão, mas informações extraoficiais indicaram que a saída de Tatiana decorreu de receio da gestão de Lauro de receber ação por improbidade administrativa.

 

José Augusto recorre a núcleo duro de seu governo para Saúde

 

O ex-prefeito e atual secretário de Saúde de Diadema, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), recorreu ao núcleo duro de seu governo (de 1989 a 1992) para a montagem de sua equipe para a Pasta na gestão de Lauro Michels (PV).

Ex-secretária de Educação na administração do tucano, Arabela Fonseca de Oliveira (PSDB) exerce o papel de coordenadora de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. Seu papel é vistoriar condições dos prédios hospitalares e o trabalho de médicos e enfermeiros.

Na semana passada, José Augusto autorizou a contratação - em cargo comissionado - do ex-vereador Satossi Kitahara. Aliado do atual titular da Saúde diademense, Satossi deve ficar como diretor do Quarteirão da Saúde. RR




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;