Diarinho Titulo Diarinho
Um mundo de cores

As cores representam sentimento e opiniões,
afetam o humor e colaboram com a diversão

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
07/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Todos têm uma cor preferida. Em geral, as mais apreciadas são azul, verde e vermelho. Já o marrom, rosa e cinza não agradam tanto assim. Flicts também sentia-se rejeitado. A cor é protagonista do livro que leva seu nome, escrito por Ziraldo (saiba mais na página ao lado). Ela não se encaixa no arco-íris, nas bandeiras, em lugar algum e diz que não tem a força do vermelho, a imensidão do amarelo e nem a paz do azul. 

Ao longo do tempo, Flicts aprendeu que, apesar de não ser a mais usada, representava a tonalidade de um lugar muito especial: a lua. O livro ensina que as diferenças nos fazem únicos e que todos têm um papel importante no mundo, até mesmo as cores. 

PREFERÊNCIAS -  Em geral, a coloração representa sentimentos, características e opiniões. O verde, por exemplo, transmite esperança e juventude. Já o vermelho significa paixão, coragem e energia. Também é normal classificar o rosa como algo feminino, pois é considerado doce, delicado, charmoso e romântico.

No entanto, Letícia da Silva Carrascosa Blasquez, 7 anos, prefere o azul. “Gosto porque é da cor do céu”, afirma a aluna do Colégio Pentágono, de Santo André. “Quando eu era bebê, minha mãe só colocava roupa e acessórios cor-de-rosa em mim. Acabei enjoando.”

Para Murillo Lorenz Klein Oliveira, 8 anos, de Santo André, não existe cor de menino ou menina. “Todos podem usar qualquer uma.” Em geral, o menino prefere tons vivos e fortes, como o vermelho. “Dourado e prata também são bonitos, principalmente nos desenhos. Dá um efeito, sabe?.”

Segundo estudiosos, o dourado representa dinheiro, sorte e luxo. Mas, para  Felipe Gabriel Silva dos Anjos, 8, de Santo André, significa vitória. “Lembra a medalha de ouro”, diz o garoto, que adora esportes.  

Matheus Bastos Martins, 8, de Santo André, é mais um fã de azul e o escolheu para pintar a parede do quarto. “Também gosto de preto e branco, pois sou Corintiano.” Mesmo tendo as preferências, ele conta que não dispensa nenhuma tonalidade da aquarela. “Quando desenho uma floresta, por exemplo, uso todas as cores.”


Daltônicos não enxergam certos pigmentos

O daltonismo é um distúrbio da visão que impede a pessoa de ver certas cores. Ocorre quando há problema em algumas células nervosas do olho, chamadas cones, responsáveis por detectar os pigmentos. O tipo mais comum é quando há dificuldade para ver o vermelho e o verde. A forma mais grave, chamada acromatopsia, faz com que a pessoa não enxergue nenhuma cor, apenas tons de cinza. A maior parte dos casos é genético. 

Não há tratamento ou cura para o daltonismo. No entanto, quem tem o distúrbio pode viver perfeitamente. Ao descobrir o problema, tem de ir ao oftalmologista, que dará o diagnóstico por meio de testes. Os sintomas são: dificuldade de enxergar as cores e o brilho delas de maneira normal e incapacidade de distinguir a diferença entre as tonalidades. Quem tem um amigo daltônico pode ajudá-lo a pintar os desenhos na sala de aula, tornando a tarefa ainda mais divertida. 

Preto e branco também são preferidos

O preto é a tonalidade mais escura e pode representar luto (sentimento de pesar ou tristeza pela morte de alguém), ódio e egoísmo. Ao mesmo tempo, é considerada a cor da elegância. Mesmo assim, Maria Otília Carvalho Costa, 9 anos, de Santo André, não é fã de tons escuros. “São importantes nos desenhos para fazer os traços, mas não para colorir. Fica tudo triste, sem vida. Gosto de cores felizes.” 

Ana Clara Simão de Souza, 6, de Santo André, prefere tons claros, como o branco, que representa o bem, a verdade, a perfeição e a honestidade. “É bonito e combina com minhas cores preferidas, rosa e lilás.”

FUNÇÕES - Estudiosos acreditam que as cores podem revelar características das pessoas. Quem gosta muito de amarelo, por exemplo, costuma ser alegre e otimista. Os que preferem o vermelho são mais emotivos e batalhadores. Quem escolhe o azul é tímido e observador. O rosa revela pessoas mais carinhosas.

As cores também conseguem afetar o humor. Um quarto todo vermelho pode nos deixar agitados. Já um cômodo azul dá sensação de paz e sono. Em geral, ambientes coloridos incentivam o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e ensinam sobre estética. 

CURIOSIDADES

A primeira versão de Flicts (Editora Melhoramentos) foi publicada em 1969, mesmo ano em que o homem pisou na 

lua pela primeira vez. Na época, muitas notícias sobre o acontecimento foram publicadas e inspiraram Ziraldo a escrever sobre a cor do satélite natural da Terra. O escritor acredita que as cores têm papel fundamental na imaginação das pessoas e revelou ao Diarinho que prefere a verde. “É a cor que pode variar de tom o tempo todo, e até se misturar com outra, e sempre continuará sendo verde.”

Azul é a cor preferida tanto de homens como mulheres. Em geral, é mais escolhida na hora de comprar roupas, carros ou pintar cômodos das casas.

Há três tipos de cores: as primárias (vermelho, amarelo e azul), secundárias (a mistura das primárias, como laranja e voleta) e mistas (mistura das primárias e secundárias, como rosa e cinza). 

Consultoria da psicóloga Elaine Marini, da psicopedagoga Sandreilane Cano e da oftalmologista Ediluce Fernandes. Fonte: A psicologia das cores (Eva Heller, Editora Gustavo Gili).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;