Economia Titulo Leão
Último lote de restituição
do IR sai na quinta-feira

Receita fará o depósito no dia 15; neste ano, 569 mil
contribuintes caíram na malha fina, decréscimo de 18,6%

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
06/12/2011 | 07:19
Compartilhar notícia


 

A consulta ao último lote de restituições do Imposto de Renda será liberada na quinta-feira, afirmou o supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir. O dinheiro será depositado no dia 15. O lote tem o menor número de registros e valor a ser liberado no ano, situação diferente dos anos anteriores. Normalmente, nesta época é liberado o maior número de restituições do ano. Segundo Adir, são 86.979 declarações, o que somará cerca de R$ 211 milhões. “Tínhamos disponibilidade muito superior, mas não houve a correção da declaração (por parte dos contribuintes)”, disse Adir, explicando o tamanho do sétimo lote.

Ele destacou que o número de declarações retidas na malha fina, neste ano, caiu muito. E explicou que os contribuintes ao descobri que enviaram informações erradas ao Fisco, procuraram regularizar sua situação previamente. “Este ano foi o que teve o efeito autorregularização mais significativo. É algo que tem sido crescente”, afirmou.

Desde o início do prazo da entrega da declaração de 2011, cerca 1,5 milhão de contribuintes caíram na malha, mas saíram à medida que retificaram as declarações, informou Adir.

MALHA - Também neste ano, menos contribuintes tiveram que se preocupar com o resultado da sua declaração. A Receita informou ontem que a malha fina pegou 130.329 pessoas a menos do que em 2010, quando 700 mil pessoas tiveram algum problema com as informações declaradas.

O Fisco informou que 569.671 declarações ficaram retidas na malha neste ano, decréscimo de 18,6%. E o principal motivo detectado neste grupo foi a omissão de rendimentos, ou seja, a falta de declaração de algum tipo de renda.

OMISSÃO - O levantamento da Receita apontou que a omissão de rendimentos foi responsável pela retenção de 320.293 declarações, o que representa 56% do total de 2011.

Dentro deste pacote, 19.380 declarações não continham as informações sobre recebimentos de aluguéis.

SEM INFORMAÇÕES - Dentro do grupo dos quase 569 mil contribuintes que tiveram problemas com a declaração, 80.556 tinham algum equívoco, ou falta de informação, sobre as suas despesas médias, motivo suficiente para deixá-los na malha fina. Esse montante representa 14,14% das declarações retidas no ano.

Outras 69.483 pessoas entraram na malha fina porque deixaram de prestar contas ao Leão, mesmo incluídas no grupo de consumidores com renda anual tributável, acima de R$ 22.487,25, que exige a declaração do imposto.

SALÁRIO - A Receita Federal informou que outro grupo com relevância, cujas informações constam retidas, foi aquele que não declarou os dados corretos sobre os tributos de seus pagamentos.

Ao todo, 24.030 consumidores não declararam, ou colocaram informações diferentes à realidade, sobre o Imposto de Renda descontado direto na fonte, ou seja, que é retido no salário. Esse dado é publicado nos holerites e, normalmente, identificada com IRRF, que significa Imposto de Renda Retido na Fonte.

E AGORA? - Quem descobriu que sua declaração foi retida na malha fina no Leão terá que regularizá-la.

Para isso, a Receita disponibiliza o portal e-CAC, no site www.receita.fazenda.gov.br. Não há necessidade de especialistas para corrigir as informações.

Os consumidores que não têm acesso à internet deverão corrigir suas declarações direto no guichê dos postos de atendimento da Receita a partir de janeiro. É necessário agendar o atendimento.

CRONOGRAMA - Todos os anos, a Receita libera sete lotes regulares de restituições do Imposto de Renda. O primeiro em junho e o último em dezembro. Após a liberação dos lotes regulares e à medida que as declarações retidas na malha fina são corrigidas, a Receita libera ao longo do ano lotes residuais de restituição. (com ABr)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;