Automóveis Titulo Duas rodas
Alta cilindrada para 2013
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
23/01/2013 | 07:00
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Divulgação


Se as promessas forem cumpridas e as especulações se concretizarem, 2013 vai ser o ano para ‘enrolar o cabo' (acelerar) em grande estilo. De olho no promissor mercado brasileiro de motocicletas de alta cilindrada, as principais fabricantes prometem invadir o País com importantes lançamentos.

Começando pela Honda, líder absoluta de vendas, que em 2012 mordeu 79,64% do mercado (1.304.164 emplacamentos)- de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) -, serão pelo menos sete lançamentos. Destaque para as novas CBR 500R e CBR 600RR, apresentadas no Salão de Milão (Itália), ano passado. Outras duas integrantes da família CB podem chegar: 500F e a 500X. Os modelos CB300R e XRE300 ganharão motor flex. Uma nova scooter também deve pintar.

A BMW Motorrad, que aos poucos ganha espaço por aqui, aposta em duas superesportivas: HP4, versão mais apimentada da S1000RR, e F800GT - esta segunda desembarca no fim do ano. Na linha GS, as reestilizadas R1200 e F800 estão com os passaportes carimbados.

Na garupa da marca alemã, sua subsidiária, a Husqvarna, debutará no Brasil com pelo menos três modelos: TR650 Strada, TR650 Terra e a naked Nude 900.

Para os estradeiros de plantão, a Harley-Davidson chega em 2013 com quatro versões de aniversário - marca norte-americana completa 110 anos. São elas: Dyna Super Glide Custom 110th Anniversary Edition, Electra Glide Ultra Limited 110th Anniversary Edition, Heritage Softail Classic 110th Anniversary Edition e Fat Boy Special 110th Anniversary Edition. Também estão confirmados dois modelos com as cores Hard Candy Custom, a Blackline e a Deluxe, e mais duas edições especiais da XL 1200 Custom, da XL 1200 CA e da XL 1200 CB.

Entre as fabricantes de motocicletas superesportivas - carenadas ou nakeds -, a Ducati, recém-adquirida pelo Grupo Volkswagen e que ano passado anunciou linha de montagem em Manaus (AM), deve estourar com ampla gama de produtos. Entre as mais aguardadas estão a 848, a Diavel (já confirmada), Monster 696 e 1100, e Streetfighter. No entanto, a torcida dos motociclistas é pela chegada da 1199 Panigale.

Já que caímos em território italiano, a MV Agusta já garantiu a Brutale 675 entre nós neste ano. A espanhola KTM deve trazer a Duke 200 e inglesa centenária Triumph cravou Daytona 675 e Street Triple para junho.

Entre as nipônicas, a Kawasaki pode surpreender com as novas Z800 (fim do mês) e ZX-6R 636, enquanto a Yamaha deve vir com XJ6 N. A Suzuki vive da especulação em torno da Inazuma 250.

 

No Brasil, mercado Premium é promissor

 

No Brasil, o mercado de motocicletas apresentou forte queda em 2012, tendo como base o ano anterior. De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a queda foi de 20%, provocada, principalmente, pela dificuldade de obter financiamento junto aos bancos - 80% das motos são adquiridas por compra financiada ou consórcio. Este cenário, no entanto, é oposto quando falamos de magrelas do subsegmento premium (acima de 500 cm³). Segundo José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo, em 2012 foram produzidas 43.999 unidades frente a 41.034 de 2011, crescimento de 7,2%. Segundo o especialista, isto se deve ao fato de o perfil do consumidor deste tipo de motocicletas - homens (92%), acima dos 35 anos, das classes A e B - terem maior facilidade para obtenção de financiamento e ou para fazer a compra a vista. Outro ponto importante é que novas marcas e modelos (20 ao todo) foram lançados.




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