Diarinho Titulo Hospital especial
E se o brinquedo quebrar?

Brinquedo não é gente ou animal, mas também precisa
de cuidado e carinho para não estragar rapidamente

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
20/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Marina Brandão

Brinquedo não é gente ou animal, mas também precisa de cuidado e carinho para não estragar rapidamente. Somente assim acompanhará você por muito tempo. E quando crescer, poderá doá-lo em boas condições para outra pessoa.

Por saber disso, Caio Buitinhol Carraro, 6 anos, de São Caetano, guarda os companheiros de diversão no lugar certo quando termina de brincar. "Se deixar jogado no chão, alguém pode pisar e quebrar." Os preferidos do garoto são os bonecos Max Steel e o quebra-cabeça, que monta com o pai. Para não sumir peças, joga apenas em casa. "É fácil perder se levar para lugares com muita gente." A mesma atenção vale para o helicóptero de Lego. "É tão delicado, que fica fácil cair pecinhas."

Jasmim Lima, 7, de Santo André, também cuida de suas bonecas e ursinhos de pelúcia. "Coloco sempre no mesmo cantinho do meu quarto." Para manter as Barbies limpinhas, dá banho e lava as madeixas com frequência, mas sem cortá-las. "Depois não cresce mais, e não gosto do cabelo curto."

Segundo a menina, também não é legal levar qualquer brinquedo à praia, pois a areia e a água do mar podem estragá-lo. "Brinco só com o baldinho e a pá de plástico."

Pietro Alves, 9, de São Caetano, curte videogame, bola e a coleção de carrinhos, que fica organizada em um suporte de madeira na parede do quarto. O menino sabe o que ocorre se não deixar tudo arrumadinho: "Pode estragar".

Mas é claro que os brinquedos às vezes quebram sem querer. E se isso acontecer, não precisa se desesperar; basta levar ao hospital de brinquedos (há alguns no Grande ABC), tipo de oficina com restauradores especializados em consertá-los. Foi o que Pietro fez com uma moto elétrica. Depois, quando já não brincava mais com ela, doou para outra criança.

 

Saiba mais

- As bonecas antigas duravam mais do que as atuais. Com o passar do tempo, as indústrias diminuíram a resistência do material, que ficou frágil, mas também mais leve e fácil de brincar.

- A maior colecionadora de Barbies do mundo é a alemã Bettina Dorfmann. Tem 15 mil bonecas! E se alguma quebrar, ela nem precisa sair de casa para consertar. Bettina também é dona de um hospital de bonecas, que arruma pernas quebradas, cabelos embaraçados e repõe partes perdidas do corpo.

- Ursinhos de pelúcia não podem dormir na cama com a gente, principalmente com quem é alérgico. O material do qual são feitos acumula pó e ácaros (bichinhos minúsculos que se alimentam de pele morta), vilões para quem tem o problema.

- Para conservar o videogame, não coma ou beba perto dele. Se cair algo sobre o aparelho, pode estragar. Lembre-se também de não pegar o controle com as mãos molhadas. Caso transpire muito, tenha ao alcance um paninho para limpar.

- Se aparecer algum problema no videogame, não tente arrumar sozinho. Leve à assistência técnica. Defeitos simples podem piorar se não forem consertados do modo correto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;