D+ Titulo Edição 196
Cuidado com as dietas

Todo mundo sabe que perder muito peso rapidamente não é
saudável; fuja das dietas e invista em alimentação e exercício

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
20/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


shutterstock

Quem nunca correu do espelho e da balança com medo de encarar os quilos a mais? Com o verão vem o desespero para emagrecer e muita gente recorre a dietas que prometem resultados rápidos. Mas não vale nem tentar! "Deve-se fugir das dietas da moda. Ninguém ganha e perde peso de forma mágica. Além de não serem saudáveis, são insustentáveis a longo prazo, já que restringem alimentos", explica a nutricionista Valéria Arruda Machado.

A endocrinologista Vania Nunes, da Universidade Estadual Paulista, ressalta que muitas não foram nem estudadas cientificamente. "Às vezes, têm como base só os resultados que as celebridades divulgam." Além do mais, na adolescência o corpo está em desenvolvimento e mudanças radicais na alimentação podem prejudicar o processo. O médico é o único capaz de avaliar cada caso. "Nessa fase, vários nutrientes, como o cálcio, são necessários para manter o corpo funcionando corretamente. Se algum for retirado aparece uma deficiência", ressalta Vania.

A vontade de ficar magro rapidamente pode causar o efeito sanfona - quando engorda e emagrece em pouco tempo. "É comum com quem toma medicamento para inibir o apetite ou faz dietas restritivas. Isso pode dificultar mais a perda de peso", diz Vania. Para a endocrinologista, a dica para evitar o efeito é eliminar os quilos aos poucos. "Dessa forma, o corpo consegue se adaptar e manter o resultado por mais tempo."

Então como emagrecer de forma saudável? Primeiro procure um profissional para avaliar sua saúde. "Tem de conhecer os hábitos diários da pessoa e só assim iniciar reeducação alimentar", diz Valéria. Evitar fast food, diminuir fritura e açúcar, ingerir frutas, legumes, verduras, e se organizar para não deixar de fazer as três principais refeições e não passar mais de três horas sem comer são medidas essenciais. Podem ser difíceis no início, mas fazem a diferença na saúde e na balança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;