Economia Titulo Tributo
Vence hoje IPVA para placas final 3
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
15/01/2013 | 07:23
Compartilhar notícia


O pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os donos de carros com placa final 3 vence hoje. É possível parcelar o valor em três vezes sem juros ou pagar o montante a vista com desconto de 3%.

A opção do pagamento, se à vista ou parcelado, pode ser feita na boca do caixa das agências bancárias, nos caixas eletrônicos ou nos sites dos bancos. Basta ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

A Secretaria da Fazenda informa que é possível quitar o valor também em casas lotéricas. Quem quiser antecipar o pagamento do licenciamento, porém, não conseguirá, a não ser que utilize o sistema bancário.

O seguro obrigatório, conhecido como DPVAT, tem de ser pago junto com a primeira parcela do IPVA. Quem possui moto, ônibus ou micro-ônibus pode, a partir deste ano, parcelar em três vezes o montante, contanto que cada prestação tenha valor mínimo de R$ 70. A opção é feita também no momento do pagamento. Para carros o valor deve ser quitado a vista.

Nesta semana ainda vão vencer os pagamentos do imposto para proprietários de veículos com placas final 4, 5 e 6. O cronograma, que considera apenas os dias úteis, segue até o dia 24, e encerra o ciclo do mês com as placas final 0 (veja arte ao lado).

Os contribuintes que quiserem postergar o pagamento para fevereiro podem fazê-lo desde que seja quitado o valor cheio e sem desconto.

Aos que ainda não conseguiram visualizar o valor a ser pago, é possível consultá-lo no site do banco ou no link no site da Fazenda (www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet). São necessários Renavam e CPF.

Neste ano, por conta da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em vigor desde maio de 2012, o que reduziu os preços dos veículos em ate 10%, o IPVA ficou em média 8,56% menor.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;