Política Titulo PASTA METROPOLITANA
Júlio Semeghini é cotado para assumir interlocução regional
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/01/2013 | 07:16
Compartilhar notícia


O secretário estadual de Planejamento e presidente do PSDB paulistano, Júlio Semeghini, é o principal cotado para assumir o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Metropolitano. A Pasta era ocupada até o ano passado por Edson Aparecido, nomeado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) como secretário-chefe da Casa Civil, após ida de Sidney Beraldo (PSDB)para o TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Semeghini ganhou força nos bastidores do Palácio dos Bandeirantes depois que interlocutores de Alckmin rejeitaram o nome do ex-prefeito de São José dos Campos Eduardo Cury (PSDB) para gerenciar a Pasta que lida diretamente com a Região Metropolitana. Aliados do governador não viram com bons olhos alocar um quadro do Interior para trabalhar com os 39 municípios da Grande São Paulo.

Outra movimentação que reforça o favoritismo de Semeghini é a intenção de Alckmin de contemplar o ex-prefeito de Piracicaba Barjas Negri (PSDB) em seu primeiro escalão. Aliado do ex-governador José Serra (PSDB), Negri pode assumir a Secretaria de Planejamento, em substituição a Semeghini.

Na semana passada, Alckmin anunciou o ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB) como secretário estadual de Esportes, no lugar de José Benedito Pereira Fernandes. A minirreforma no secretariado deve mudar o comando também da Pasta de Logística e Transporte, já que Saulo de Castro - titular do setor - pode ficar com a Secretaria de Governo.

 

SERRA

Derrotado na eleição paulistana por Fernando Haddad (PT), Serra também negocia seu ingresso no primeiro escalão do governo do Estado. Alckmin convidou informalmente o correligionário para a Secretaria de Saúde, hoje administrada por Giovanni Cerri.

Serra ainda não se posicionou, até porque articula seu futuro político no PSDB. O ex-governador nutre sonho de ingressar novamente na corrida presidencial em 2014, mas sabe que dificilmente terá legenda no PSDB - tucanos influentes já manifestam publicamente preferência pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Caso aceite o convite de Alckmin, Serra provavelmente seria candidato ao Senado, com apoio do diretório estadual do PSDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;