Política Titulo Cotado
Na derradeira, Ramiro é disputado por PSB e PEN

Socialistas e ecologistas querem ex-deputado estadual
e atual subprefeito de Rudge Ramos nas urnas em 2014

Bruno Coelho
do Diário do Grande ABC
14/01/2013 | 07:34
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Após uma década sem trabalhar em um cargo eletivo, o ex-deputado estadual e atual subprefeito de Rudge Ramos, Ramiro Meves, protagoniza uma disputa entre o recém-criado PEN (Partido Ecológico da Nação) - sua atual legenda - e o PSB, que o sonda para nova candidatura à Assembleia Legislativa em 2014. Inclusive, ele tem o aval do presidente do diretório paulista da sigla e deputado estadual Márcio França para filiação.

Criado em junho, o PEN tirou Ramiro do PSL, com projeto de agregar novas lideranças almejando a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados. O subprefeito do Rudge é o presidente da legenda em São Bernardo e está cotado para se candidatar a deputado federal pela sigla no ano que vem.

Por outro lado, Ramiro está em negociação com PSB, de acordo com o primeiro-secretário do diretório estadual da legenda, Wilson Pedro da Silva.

O projeto socialista para São Bernardo é lançá-lo para deputado estadual em 2014, fazendo dobrada com Márcio França para deputado federal. "Quem nos procurou foi o Ramiro. Já estive com Márcio e está faltando uma data para sacramentar a filiação dele", afirmou Wilson.

O presidente do PSB de São Bernardo, Luiz Carlos Heredia, recebeu a autorização da direção estadual da sigla para dar continuidade à filiação do ex-parlamentar. Mas o coordenador regional do PEN, Edson Chocolate, não tinha conhecimento da situação. "Ramiro está firme dentro do projeto do PEN. Ele teve uma reunião na semana passada com presidente nacional do partido, Adilson Barroso, e assumiu como presidente do diretório em São Bernardo."

 

CARREIRA DESCENDENTE

Vereador por três ocasiões em São Bernardo, Ramiro se elegeu pela primeira vez para Câmara no pleito de 1982, quando estava filiado ao PMDB, na ocasião recebendo 2.597 votos. Em 1988, obteve ascensão política, chegando a 8.781 sufrágios ainda pela sigla peemedebista, tornando-se o parlamentar mais votado naquela época. Quatro anos mais tarde, desta vez pelo PTB, ingressou ao Legislativo municipal pela última vez, com a preferência de 3.704 eleitores.

Sem disputar nova reeleição para Câmara, Ramiro deixou o posto de vereador ao fim de 1996, para em dois anos se candidatar a deputado estadual pelo hoje extinto Prona. A primeira empreitada para a Assembleia Legislativa foi bem-sucedida, elegendo-se com 27.806 votos, 14.279 deles de São Bernardo.

Em 2002, porém, iniciou a sequência de derrotas ao não se reeleger para o Parlamento paulista, embora tenha conquistado mais votos naquele ano, com 42.029 sufrágios, mas sem atingir o quociente eleitoral pelo PL (atual PR). No pleito de 2006, em nova tentativa como postulante a deputado estadual pelo PSC contabilizou mais um revés com 27.636 adesões. Desde então, Ramiro não disputou eleições.

Mesmo em situação derradeira nas urnas com seguidas derrotas eleitorais na última década, o subprefeito do Rudge Ramos é visto por PSB e PEN como forte liderança na região para o pleito de 2014.

Ramiro foi procurado pelo Diário para se pronunciar a respeito, mas não retornou aos contatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;