D+ Titulo
Universo retrô é imenso
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
13/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Reprodução

ARTISTAS - Mais do que fotos de modelos reais, desenhistas ficaram famosos por suas pin-ups. Charles Gibson publicou as Gibson Girls na revista Life pela primeira vez em 1887. Outros que se destacaram foram Gil Elvgren, Alberto Vargas e George Petty.

MENINOS - A versão masculina das cheesecakes são os beefcakes. Na época da Marilyn Monroe, o queridinho era Tab Hunter. Marlon Brando, James Dean e Elvis Presley também podem ser considerados colírios da época, especialmente quando apareciam sem camisa.

MÚSICA - O rockabilly é um dos ritmos de mais sucesso entre a galera vintage. Surgiu no começo dos anos 1950 e tem como representantes, entre outros, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley. Hoje uma das bandas com integrantes pin-ups é a The Puppini Sisters.

DANÇA - Charleston, Jazz Cabaret, Cancan, Rockabilly e, principalmente, o burlesco são danças vintage. "A performance burlesca trabalha a sensualidade feminina de maneira sutil e sem vulgaridade", explica Lady Burly, dona de escola especializada de São Paulo.

CINEMA - Grandes longas de época fizeram história, em especial musicais como The West Side Story (1961). Outros filmes como Grease (1978) e Haispray (1988) ajudam a reviver o estilo retrô. Já o burlesco está em Moulin Rouge (2001) e Burlesque (2010).

CARROS - Os amantes do estilo de vida retrô também gostam de carros e motos antigos. Eles se encontram durante eventos temáticos. Um dos modelos que mais fazem sucesso é o Cadillac. A Lambreta, motinho criada em 1947, também tem fãs.

LITERATURA - A maioria dos livros está em inglês. Alguns títulos são: The Great American Pin-Up, Burlesque and the Art of Teese, 1000 Pin-up Girls, Gil Elvgren - The Complete Pin Up, The Modern Pin-Up: A Collection of Photographs, Bunny Yeager's Darkroom.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;