Diarinho Titulo Ideias
Invencionices
transformam o mundo

Todas as invenções da humanidade surgiram de modo bem
parecido: para superar desafios que aparecem naturalmente

Juliana Ravelli
do Diário do Grande ABC
30/10/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


Octavio Pereira Faggioni, 11 anos, não aguentava mais a própria desorganização. "Pensei que poderia inventar alguma coisa para me ajudar." Foi assim que o menino teve a ideia de criar dentro da mochila compartimentos para cada matéria. No invento, usou uma pasta de papel antiga, fita adesiva e cola quente. Recebeu ajuda de dois amigos da Emef Elvira Paolilo Braido, em São Caetano.

Todas as invenções da humanidade surgiram de modo bem parecido: para superar desafios que aparecem naturalmente no nosso dia a dia. É o que acontece com a turma do 3º ano da escola de Octavio. Os alunos estão trabalhando duro para desenvolver uma engenhoca que forneça água durante as férias para a hortinha que plantaram.

"Testei uma ideia em casa que não deu certo. Não importa se a gente erra, é o primeiro passo", diz Murilo Garcia Tonus, 8. Assim como o menino, ninguém pode desanimar quando algo não funciona. Até mesmo os inventores famosos já tiveram criações que falharam. A amiga Gabrielle Reis de Sousa, 8, também está se esforçando para encontrar a solução para o problema. "A gente fica orgulhoso quando vê pronta uma coisa que inventamos."

 

 

CRIATIVIDADE - Guilherme Souza Rebeque, 9, ficou impressionado ao ver a máquina cheia de engrenagens na qual o pai trabalhava. Desde então, adora transformar aquilo que não funciona mais em brinquedos novos. Já fez, por exemplo, robozinhos utilizando carrinhos velhos de controle remoto e garrafa Pet. "No futuro, queria inventar meios de transporte que não precisassem de gasolina e só usassem ar para andar", conta o menino, que quer ser engenheiro.

 

 

Miguel Sartori, 7, também usa a criatividade para se divertir. Nas mãos do menino, parafusos e um pouco de linha se transformam em soldadinhos. No Sesi São Bernardo, o garoto e os colegas participam de atividades em que têm de inventar uma engenhoca com pecinhas de Lego para resolver um problema imaginário.

Lucas Franco Ladeira, 8, garante preferir brincar de inventor do que de videogame. No entanto, sabe que é preciso tomar alguns cuidados ao elaborar as invencionices. "Antes de fazer algo, peço permissão para pegar as coisas dos adultos da minha família." Ficou com vontade de criar uma invenção? Mãos à obra!Quem sabe você faz algo que ajudará o mundo.

Saiba Mais -

Em 4 de novembro comemora-se o Dia do Inventor. A data não homenageia apenas os famosos, mas todos que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento de algo importante. Mesmo porque não se conhece ao certo quem criou grande parte dos inventos. É o caso dos números e da Matemática, que surgiram há muito tempo e receberam a colaboração de vários povos para se aprimorar.

 

Consultoria do professor Gilberto Fernando Xavier, coordenador do Laboratório de Neurociência e Comportamento da e José Salvador Faro, professor da Universidade Metodista e da PUC-SP

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;