Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como se forma a areia?
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
06/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A formação da areia começa com a ação do vento, chuva, sol, raízes das árvores e micro-organismos que desgastam as rochas presentes em várias regiões do continente. Ao longo dos anos, pedaços das pedras se soltam e, aos pouquinhos, se transformam em pequenos grãos. Esse processo é chamado erosão. Com o passar do tempo são levados pelas águas dos rios, enxurradas e pelos ventos para diversos lugares, formando diferentes paisagens.

A areia que usamos para fazer castelinhos na praia faz todo esse percurso. Ao chegar no mar, une-se à argila e ao cascalho que já existem lá. Parte é levada para o fundo do oceano, e o restante permanece na costa por milhões de anos. No litoral, pode mudar de lugar e ainda se misturar a conchas e algas por causa da maré.

O tamanho dos grãos de areia varia conforme o material de origem e a distância que percorrem. Alguns podem ser mais finos porque viajaram e se desgastaram mais.

A cor da areia também se difere de acordo com o tipo de rocha da qual se formou. Há praias branquinhas (compostas por quartzo e presentes na maior parte do litoral brasileiro), rosadas (como a Praia do Forno, em Búzios, no Rio de Janeiro, cuja granada é o mineral de origem) e até pretas, constituída principalmente por rochas vulcânicas, como a Punaluu Beach, no Havaí.

TEMPESTADE DE AREIA

A maioria das tempestades de areia acontece naturalmente. É conjunto de partículas de areia ou poeira que se desloca por causa da variação de temperatura e o aquecimento do solo, provocando ventos fortes. Cria-se nuvem de grãos veloz que reduz a visibilidade em pouco tempo de quem está nas ruas. O fenômeno é comum em regiões secas, desérticas e sem cobertura de vegetação.

 

Areia movediça é fenômeno natural

Você já deve ter visto em filmes ou ouviu falar sobre a areia movediça. Ela pode ser encontrada em vários lugares, como nas margens dos rios, lagos, praias, pântanos e em regiões próximas a fontes subterrâneas.

É um fenômeno natural que se forma quando uma grande quantidade de água, como a da chuva, preenche os pequenos espaços existentes entre os grãos de areia. Essa união faz com que se movimente como um líquido (por isso, recebe o nome de movediça) e não consegue segurar o peso de quem está sobre ela. Sua aparência às vezes engana, mas basta pisar para o pé começar a afundar e levar aquele susto.

Os especialistas explicam que, nesse caso, o mais importante é manter a calma e procurar se mexer muito devagar, além de buscar áreas próximas com solo mais firme para conseguir escapar. Outra dica é tentar boiar.

 

Saiba mais

Dunas são montanhas de areia - que podem ser grandes ou pequenas - formadas

pelo vento. Movimentam-se e mudam de tamanho de acordo com sua localização.

Quem passar as férias na praia deve levar sempre sacolinha plástica para recolher o lixo. Assim, não polui a areia e o mar. Cuidar da natureza é responsabilidade de todos.

O vidro é feito de algumas matérias-primas, entre elas a areia, que são levadas ao forno em temperatura altíssima até transformar-se em material líquido, que vai ser moldado.

 

Quem perguntou

Gabriel Vale Mendes, 10 anos, de São Caetano, tem curiosidade em saber como a areia se forma e acredita que existem vários tipos de cores dos grãos. O garoto aprendeu na escola que dá para fazer vidro com ela. "Eles colocam em um forno muito quente, ela derrete e se transforma.

 

* Consultoria do geólogo Paulo César Fonseca Gianninni da Universidade de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas
Notícias relacionadas


;