D+ Titulo Edição 193
Promessa feita é
promessa cumprida!

Estabelecer metas a cada fim de ano é fundamental para nos
motivar e nos tornar pessoas melhores, explicam especialistas

Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
30/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Você já começou a pensar nas promessas para 2013? Vai ano e vem ano, a lista de desejos não muda muito: emagrecer, arranjar um amor, guardar dinheiro, viajar e passar no vestibular são os principais pedidos. E não pense que esse costume é bobeira. "Fazemos promessas por conta da nossa capacidade de imaginar e planejar o futuro. Ter metas é fundamental para nos motivar e nos tornar alguém melhor", diz Maíra Larangeira, vice-diretora do Instituto de Neurolinguística Aplicada do Rio de Janeiro.

Além do desejo de mudanças, o psicanalista e professor da FMU, Ricardo Fera, explica que muitas promessas nem são desejos reais, mas influências do que está na moda. "Tem quem acredita que precisa encaixar-se nos padrões impostos para ser aceito. Cria metas que não combina com sua realidade e não consegue cumprir."

Giovanna Sutto, 16 anos, de São Bernardo, gosta de fazer pedidos e mantém pensamentos positivos. "Prometo só o que vou conseguir realizar, como ir bem na escola e viajar. Emagrecer já nem tento mais porque é difícil resistir às tentações", afirma.

 

 

COMO COLOCAR EM PRÁTICA? - Antes de elaborar a listinha de desejos, a dica é se perguntar: "O que eu quero para 2013 e como vou fazer para conseguir?". O trajeto até a realização inclui abrir mão de algumas coisas, enfrentar obstáculos e mudar comportamentos. Não adianta querer emagrecer se não melhorar a alimentação e praticar atividade física. Não tem milagre.

 

 

Outra dica para evitar frustrações é não confundir sonho com meta. "A meta está mais próxima da realidade. É quando se estabelece prazo para que algo aconteça", ressalta Maíra Larangeira. Por isso, o planejamento e a autocobrança são essenciais. Deixe o papel em lugar de fácil acesso para lembrar o que quer todo dia. Se estiver difícil de cumprir, é hora de se esforçar mais. Giovanna não escreve, mas divide com as amigas seus desejos. "Nos reunimos e cada uma revela o que quer. Às vezes, uma cobra a outra. Isso ajuda." Tem também quem só checa a lista no fim do ano. Milena Cardoso, 13, de São Bernardo, anota em bloquinho. "Serve como lembrete", diz a menina, que em 2013, pretende escrever um livro. E você? O que quer realizar?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;