Política Titulo Incômodo
PCdoB é pedra no sapato de Marinho em S.Bernardo
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
28/12/2012 | 09:22
Compartilhar notícia


Faltando menos de uma semana para a posse dos vereadores eleitos de São Bernardo, dia 1º, o PCdoB pode complicar a definição da chapa governista que disputará o comando da mesa diretora da Câmara no biênio 2013-2014.

Circula nos corredores do Paço o comentário de que a sigla comunista, que integra o arco de alianças do prefeito Luiz Marinho (PT) e que elegeu dois vereadores, pode lançar José Walter Tavares candidato à presidência do Legislativo. Martins Martins será o outro representante da legenda na Casa em 2013.

Mas não é a possibilidade de voo solo dos comunistas que preocupa Marinho, mas a iminência de outros partidos aderirem ao projeto. Dos 28 integrantes da próxima legislatura, 20 são do grupo governista e votarão em Tião Mateus (PT).

Para formalizar uma chapa para pleitear a presidência da Câmara, o PCdoB precisaria do apoio de pelo menos duas legendas. Por outro lado, a oposição, formada por PPS e PSDB, que elegeram seis e dois vereadores, respectivamente, lançou Pery Cartola (PPS) candidato à presidência. Os popular-socialistas articulam o apoio de outras agremiações.

Por conta disso, Marinho retardou para a segunda semana de janeiro o anúncio de nove secretários que integrarão a equipe de governo, aguardando os desdobramentos da eleição para a mesa diretora da Câmara.

SEM DIFICULDADE - A possibilidade de candidatura à presidência da Câmara é negada por Tavares. "Não estou preocupado com isso. Já presidi a Câmara duas vezes (nos biênios 1999-2000 e 2001-2002)", declarou o comunista.

O presidente do diretório local do PCdoB, Jorge Oliveira, reiterou o apoio do partido a Marinho e negou qualquer dificuldade em dialogar com o petista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;