Diarinho Titulo
Por que as flores são coloridas e as folhas não?

Vegetais podem ter diferentes tons de verde, que variam conforme a quantidade de clorofila

Tauana Marin
17/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A coloração verde das folhas vem da clorofila, principal pigmento natural das plantas que é responsável pela fotossíntese – processo que absorve a luz solar e a transforma em energia. Diferentemente do homem e animais, os vegetais não se alimentam de substâncias orgânicas, mas de iluminação, água e nutrientes do solo.

Ao receber luz, a clorofila absorve as cores vermelha e azul e reflete a verde (o sol transmite essas três cores). Em geral, as folhas novas são mais claras e as adultas mais escuras. O tom varia também de acordo com o ambiente em que vive. Se habitar local escuro, precisa de mais clorofila para fazer a fotossíntese, então é mais verde. Já a que vive exposta ao sol precisa de menos para produzir energia, então é mais clara.

FLORES - A maioria das flores não tem clorofila, mas pode conter outros pigmentos. As cores que enxergamos são, na verdade, substâncias químicas chamadas flavonoides, que ficam dentro das células da planta. Ao receber luz, reflete uma cor, que pode ser rosa, amarela ou laranja, por exemplo.

REPRODUÇÃO - O colorido das flores atrai animais e insetos, como pássaros, borboletas e abelhas, que ajudam no processo de polinização (reprodução da planta). A cor vermelha, por exemplo, está presente em flores visitadas por aves, como o beija-flor, em busca de néctar.

Após se alimentar, os grãos de pólen ficam grudados no bico do pássaro e são carregados para outras flores, ajudando na reprodução.

O pigmento também tem a função de proteger o vegetal do excesso de luz solar, que pode queimar e danificar partes das plantas.

Podem mudar a coloração de acordo com a estação do ano

Conforme trocam as estações, é comum ver as folhas mudarem de cor. Durante a primavera e o verão, elas têm diferentes tons de verde. No outono, passam exibir cor avermelhada, castanha ou bege. Depois, as folhas caem, pois a água e os nutrientes que armazenaram são absorvidos pelos galhos. Esse fenômeno pode ser observado em diferentes partes do Brasil, como no cerrado e em regiões da Mata Atlântica.

Quando um vegetal está morrendo, também costuma mudar de cor e perder todas as folhas. No entanto, nem sempre que vemos uma planta só com galhos significa que morreu. Pode estar apenas se recuperando de um período difícil.

Há também casos de plantas que não são verdes, como o cipó-chumbo, que é amarelado, não tem folhas e vive grudado em outros vegetais para absorver os nutrientes que produzem.

Consultoria de Alan Rosendo, biólogo da Prefeitura de São Caetano, e de Jovelina Carvalho, bióloga do Instituto de Biociências da USP.

Quem perguntou?

Karina Nakandakara, 6 anos, de São Caetano, mora em frente a uma praça com muitas plantas e curte observar as flores. “Tem de muitas cores, como rosa, vermelha e amarela”, afirma a menina, que gostaria de entender o motivo de as folhas terem apenas a cor verde. “Aprendi que a pétala da flor precisa ser colorida para atrair insetos e animais que colhem o néctar”.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;