Nacional Titulo Como?
Parte do interior tem mais carro por pessoa que capital
03/12/2011 | 08:20
Compartilhar notícia


A frota paulista atingiu em outubro 22.758.153 veículos, um crescimento de 1,43 milhão de unidades nos últimos 12 meses. Isso significa que, a cada mês, 120 mil veículos foram incorporados à frota no Estado, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Colocados em fila, os novos carros, caminhões, ônibus e motos ocupariam uma pista de quase 6 mil quilômetros - a distância de Porto Alegre (RS) a Boa Vista (RR). Do total de unidades automotivas, 7,1 milhões estão na capital, enquanto 15,6 milhões se espalham pela Grande São Paulo e pelo interior.

O excesso de veículos obriga moradores de cidades médias e até pequenas a enfrentar congestionamentos diários, parecidos aos da capital. Algumas têm, proporcionalmente, mais veículos por habitante que São Paulo. Na capital, a frota atingiu em outubro 7,15 milhões de unidades - um veículo para 1,58 habitante. Valinhos, na região de Campinas, tem 106.968 moradores e 73.997 veículos - um carro para 1,44 habitante, a maior frota proporcional do Estado. A cidade tem trânsito intenso e complicado. De acordo com a prefeitura, o bom perfil socioeconômico permite o índice elevado de veículo por habitante.

Para piorar, Valinhos é usada como rota de fuga de pedágios. São quase 30 mil veículos indo e voltando diariamente, usando trechos urbanos, segundo a prefeitura. A cidade ainda é passagem dos moradores de Vinhedo que se deslocam para Campinas. As obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na Rodovia Guilherme Mamprim também desviam veículos para a área urbana. O prefeito Marcos José da Silva (PMDB) decidiu restringir a circulação de caminhões com mais de 6,30 metros na área central e na Rodovia dos Andradas, em horários determinados, a partir deste mês. Também mandou ampliar as vagas de Zona Azul e estabeleceu horários para carga e descarga. A Secretaria de Transportes e Trânsito investe em novos projetos de sinalização viária, além de ampliar os pontos de radar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;