Diarinho Titulo
Futuro da dança
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
10/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Que os russos são bailarinos maravilhosos todos sabem. Mas eles também reconhecem o grande talento dos brasileiros para a dança. Prova disso é que escolheram Joinville para criar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a primeira e única no mundo a ensinar a técnica da famosa instituição fora da Rússia.

Em 2013, Maria Vitória Carolino Cesco, 12 anos, se mudou de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, para estudar na escola. A mãe, o pai e o irmão a acompanharam. “Falaram que não conseguiriam ficar longe de mim e que era para eu correr atrás do meu sonho.”

A garota, que está na 2ª série do balé, passou por teste com outros 1.700 candidatos. Eram só 38 vagas, 19 para meninas e a outra metade para meninos. Hoje, Maria Vitória tem aulas diárias, das 8h às 12h, e ensaios, das 18h15 às 19h45. “É exigente e cansativo, mas vale a pena. Vamos sair de lá formados e com ótimo currículo.”

Também na 2ª série, Esaú Freire, 12, tem o mesmo dia a dia puxado. Natural de Joinville, recebeu grande incentivo dos pais e irmãos para entrar no Bolshoi. “A dança vai me proporcionar futuro melhor. Vou poder viajar para vários países e minha família vai me ver.” Antes de pensar em virar bailarino, ele sonhava ser desenhista.

A população da cidade está superacostumada com a arte. Talvez por isso Esaú nunca tenha sofrido preconceito por estudar balé. “Na minha sala, outros meninos queriam fazer. Falam que tenho sorte.”

Rafaella Nazário Bernardes, 11, de Joinville, está na 2ª série no Bolshoi. Assim como ocorre com os colegas, sua família dá forças para que se transforme em bailarina e, um dia, conheça muitos lugares com a dança. “Meu pai me ajuda a alongar e minha mãe faz a alimentação correta. Quero ser como a Ana Botafogo. Também admiro a Cecilia Kerche (ambas primeiras bailarinas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro).”

Para a menina, a parte mais difícil da dança é se acostumar com a rotina e adquirir elasticidade. “Tem de treinar o ano inteiro, todos os dias.”

Saiba mais

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil chegou a Joinville em março de 2000. Atualmente, tem 254 alunos nos cursos técnicos e básico. Além do ensino gratuito, todos ganham uniformes, figurinos para dançar, transporte, alimentação, assistências médica e odontológica, atendimentos fisioterápico e nutricional, entre outros benefícios.

Em outubro ocorre seleção para quem tem entre 9 e 11 anos e deseja ingressar nas primeiras séries da escola. Os interessados devem conferir os detalhes no www.escolabolshoi.com.br, disponíveis a partir do dia 13. Em novembro está prevista a estreia do balé O Quebra-Nozes, com participação dos alunos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Notícias relacionadas


;