Memória Titulo Memória
O apelido que vem de um romance inglês

Na 2ª Semana São Caetano/José Roberto Gianello, o futebol...

Ademir Medici
08/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na 2ª Semana São Caetano/José Roberto Gianello, o futebol. Gianello lembra um apelido que os antigos ainda cultuam: Morro dos Ventos Uivantes. E explica: era assim que a crônica esportiva de São Paulo denominava o Estádio Municipal Anacleto Campanella.

O século do futebol.

Do estádio municipal.

De uma fusão polêmica

A origem do apelido do estádio é uma cópia do título em português do romance de Emily Brontë, autora inglesa que viveu na primeira metade do século 19.

Foi no Anacleto Campanella que a AA (Associação Atlética) São Bento disputou, por São Caetano, o campeonato de futebol da primeira divisão de profissionais da Federação Paulista.

A breve história da AA São Bento é polêmica e contraditória e até hoje provoca mágoas na velha guarda dos associados do São Caetano Esporte Clube, ao mesmo tempo em que traz saudades aos antigos moradores do bairro Olímpico, antes Monte Alegre Novo, principalmente para os garotos que moram em torno do estádio.

A AA São Bento, fundada em 13-2-1954, nasceu da fusão do São Caetano EC com o Comercial FC, da cidade de São Paulo, em um contexto político e esportivo característico de um município recém-criado e em rápido processo de urbanização.

Os caminhos da política e do esporte se cruzaram com um único objetivo: viabilizar a presença de um clube de futebol representando a cidade de São Caetano no topo deste esporte em São Paulo.

O próprio São Caetano EC já lutava por isso, praticamente desde o seu surgimento, em 1914. Alcançou seu feito maior em 1928-9, tornando-se campeão do Interior.

Vieram as disputas de 1925 e 1936, do Campeonato Paulista pela APEA, enquanto os grandes disputavam pela LAF (Liga de Amadores Paulistas).

Na virada dos anos 1930 para 1940, os campeonatos municipais. Depois, o profissionalismo, iniciado em 1948, com campo na Rua Paraíba.

A fase do estádio municipal coincide com a experiência do São Bento, com todas as suas consequências.

Okinawa e o professor Takara

Hoje é dia de prestigiar a palestra do professor Alexandre Takara, que falará sobre o Universo Cultural de Okinawa em Santo André. Polêmico, mestre Takara criticará o ensino de História no Brasil por concentrar-se na visão eurocêntrica e ignorar a História do Oriente.

Lembra o professor que o Japão já era conhecido na Baixa Idade Média graças a Marco Polo, mercador veneziano, que, no século 13, realizara uma viagem à China pela estrada da seda, enfrentando tribos tornadas belicosas por influência de Genghis-Khan, o conquistador mongol. Nessa viagem, soube da existência do Japão, então conhecido como Cipango.

Takara vai concentrar-se também nos contatos comerciais que portugueses mantiveram com os okinawanos (japoneses), no Sudeste Asiático, nos séculos 16 e 17, período conhecido de grandes navegações. Desses contatos, resultaram empréstimos culturais, inclusive linguísticos. Takara indaga: vocês sabem que a palavra ‘arigatô’ é de origem portuguesa, ‘obrigado’? Notem a semelhança fonética.

O palestrante abordará a imigração japonesa para o Brasil, decorrente da crise econômica no século 19, tanto lá, como aqui. No Brasil em virtude da crise da mão de obra, por motivo da abolição da escravatura. E, finalmente, a mudança de okinawanos para o Grande ABC, particularmente, Santo André, a partir de 1940. Eles colaboraram no desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

A palestra será ilustrada com imagens rigorosamente pesquisadas.

UNIVERSO CULTURAL DE OKINAWA EM SANTO ANDRÉ

Palestra do professor Alexandre Takara

Quando: hoje, sexta-feira, dia 8

Horário: 19h30

Local: Casa da Palavra

Endereço: Praça do Carmo, 171, Santo André

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 8 de agosto de 1984 - ano 27, nº 5591

Manchete – Compromisso para a mudança sela união PMDB-liberais

Estradas – Dersa quer reativar os pedágios da Imigrantes.

Cidade da Criança – Uma nova atração: o Mundo Encantado.

Polícia – Descoberto plano de fuga de presos em Santo André.

Hoje

- Dia do Controle do Colesterol

Santos do dia

- São Domingos de Gusmão (1170-1221). Espanhol. Fundou a Ordem dos Frades Predicadores ou Dominicanos. É venerado, no dia de sua morte, como Padroeiro Perpétuo e Defensor da cidade de Bolonha.

- Emiliano

- Miro

Em 8 de agosto de...

1914 – A 1ª Guerra Mundial. Da manchete do Estadão: combates na Bélgica, na Rússia, na Sérvia, na fronteira franco-alemã e nos mares.

- Guglielmo Marconi, o célebre inventor do telégrafo sem fio, oferece os seus serviços ao governo da Itália, em caso de necessidade.

1944 – Aprovado o loteamento Vila Vitória, em Santo André.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Alvilândia e de Votuporanga. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;