Cultura & Lazer Titulo Fotografia
Melhores cliques
da Copa do Mundo

Exposição ‘Retratos da Copa’ traz imagens feitas
por fotógrafos do Diário durante torneio esportivo

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
04/08/2014 | 08:12
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Gols, defesas, determinação, jogadas impagáveis, risos, choros, o sonho de vencer e uma final entre Alemanha e Argentina são algumas das coisas que ilustraram a Copa do Mundo realizada no Brasil neste ano. Isso sem contar na mistura de línguas, povos e culturas que inundaram o País durante o evento futebolístico.

Parte do que aconteceu dentro de campo ao longo do campeonato, registrado pelas lentes dos repórteres fotográficos que acompanharam o Mundial, pode ser visto agora na exposição Retratos da Copa, que toma conta do Shopping Ibirapuera, em São Paulo. A mostra gratuita tem abertura marcada para amanhã, a partir das 10h, e segue em cartaz até dia 31.

Realização da Arfoc-SP (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo), a mostra é ilustrada por 80 registros clicados por 57 profissionais da mídia. Entre os momentos eternizados pelas lentes, muitos deles não registrados pela TV, há cliques realizados pelos Claudinei Plaza e Ricardo Trida, representantes do Diário no evento esportivo.

Profissional da área há 17 anos, Plaza colabora com imagem que marca a estreia da Holanda e Espanha na competição, em jogo em Salvador, na Bahia. “O fotógrafo sempre espera que o jogador venha em sua direção. Desta vez, minha sorte foi ver os holandeses correndo para o outro lado. Eu foquei na decepção do goleiro em tomar o gol. A ideia está ao contrário, mas deu muito certo”, conta o fotógrafo de Santo André que teve a oportunidade de cobrir sua primeira Copa do Mundo e teve seu registro estampado na capa do jornal.

Apaixonado por exposições fotográficas, Plaza diz que ter uma imagem ampliada para que o público possa ver é fruto de muito empenho. “Uma oportunidade dessa serve para confirmar a ótima cobertura que fizemos da Copa.”

Repórter fotográfico há 14 anos, Ricardo Trida coloca na mostra imagem que não foi publicada. O lance clicado pelo profissional revela momento do jogo entre Alemanha e Gana, em Fortaleza (Ceará), em que o atacante alemão Thomas Müller tem choque com o zagueiro ganês e percebe que seu rosto está coberto de sangue.

“A exposição é exatamente isso, as coisas que não são casuais numa partida de futebol. É o olhar diferenciado do fotógrafo”, explica. Para ele, o inusitado é que é o legal de ser mostrado em um projeto como esse ou em um livro. Tanto que a bola não faz parte de ambas as fotos.

Trida, que também estreou em uma Copa do Mundo, se lembra do momento em que Müller tirou a mão do rosto e percebeu o machucado. “Ele ficou espantado, foi tudo muito rápido”, diz. O andreense explica que vários fatores ajudam a clicar uma imagem especial como essa, entre eles, estar compenetrado 100% ao que acontece dentro e fora das ‘quatro linhas do campo’. “Tive sorte também, pois seu eu estivesse um metro para o lado eu poderia não fazer essa foto”.

Retratos da Copa – Exposição. A partir de amanhã. No Shopping Ibirapuera – Av. Ibirapuera, 3.103. São Paulo. Tel.: 5095-2300. Das 10h às 22h. Grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;