Política Titulo
Volta do recesso no ritmo de tartaruga

As sessões ordinárias nas câmaras municipais voltam na semana que vem com força total

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
31/07/2014 | 07:12
Compartilhar notícia


As sessões ordinárias nas câmaras municipais voltam na semana que vem com força total. Ou não! Após um mês de recesso, os 142 vereadores das sete cidades retornam aos debates de projetos em plenário, a principal atividade para a qual foram eleitos. Mas será que os nobres parlamentares vão retornar no mesmo ritmo moroso que marcou os trabalhos no primeiro semestre? Quem acompanha de perto as sessões, seja presencialmente, pela internet ou pelo jornal, sabem bem como foi. Os destaques dos primeiros seis meses de 2014 foram os troca-trocas entre titulares e suplentes para cumprir acordos partidários. Agora, de julho a dezembro, as atividades nos legislativos municipais serão realizadas concomitantemente com a eleição. No Grande ABC, cerca de 30 parlamentares são candidatos a deputado estadual ou federal. Esses trabalharão diretamente em suas campanhas no pleito. Os demais apoiam outros políticos e estarão indiretamente envolvidos. Será que haverá disposição para atuar em prol da população, que aguarda propostas para mudar para melhor o cotidiano coletivo? Ou gastarão suor, tempo e dinheiro em benefício próprio, atrás de votos para seus escolhidos? Bom, quem acompanhará o transcorrer das atividades nas câmaras da região durante o processo eleitoral e até o fim do ano vai ter a resposta. Aliás, muitos já sabem. Não vai ser muito diferente do que viram até agora. Ou será? Com a palavra (ou com a atitude?), os nobres vereadores.

Em partes
Deputado federal William Dib (PSDB) não disputará a reeleição. E começa a definir os candidatos em quem vai votar em outubro. Trata-se de um recall eleitoral de 113.823 votos obtidos em 2010. Vai de Aécio Neves (PSDB) para presidente. Para estadual, Vaz de Lima (PSDB). O resto da chapa (governador, senador e deputado federal) está indefinida.

Gestão pública
Candidato a deputado estadual, Nilson Bonome (PMDB) focará sua campanha em gestão pública. Durante a divulgação de seu nome, o peemedebista vai expor sua experiência na Prefeitura de Santo André, a qual foi secretário de Saúde, Finanças e Gabinete. “O dinheiro é público, toda experiência de administração é válida”, enfatiza Bonome.

Homenagem
O secretário estadual de Saúde, David Uip, vai receber título de cidadão de Santo André na quarta-feira, às 10h. A honraria é de autoria do vereador Edson Sardano (PTB). Uip é infectologista, formado há cerca de 40 anos na Faculdade de Medicina do ABC. Na região, participou de obras importantes, como o Hospital Estadual Mário Covas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;