Política Titulo Paralisada
PT protocola ofício para
provocar transição de Aidan

Equipe do governo não deu andamento à entrega de
informações que foram requisitadas há cerca de 20 dias

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/12/2012 | 07:32
Compartilhar notícia


Indignada com a interrupção do processo de transição por parte do governo Aidan Ravin (PTB), a equipe petista de Santo André, coordenada por Luiz Turco, protocolará ofício hoje para ‘obrigar' a administração a entregar documentação com as informações requisitadas há 20 dias. O grupo entrará com o requerimento na Praça de Atendimento da Prefeitura para provocar o envio dos relatórios em 15 dias, conforme delimita a legislação federal.

Turco afirmou ontem que falta somente assinar a petição e aguardar o prazo determinado pela lei. Para protocolar o ofício, a cúpula petista se baseia na lei número 12.527/11 de acesso à informação, que prevê a todos o direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral.

A primeira e única reunião da transição ocorreu dia 23 de novembro. Foi estabelecido prazo de uma semana para a apresentação dos dados solicitados, ainda que de forma parcial. Segundo o dirigente petista, o processo não evolui por possível resquício da derrota eleitoral. "Eles (integrantes do governo petebista) dizem que está ok, mas ao mesmo tempo não entram em contato", disse, ao completar que a equipe petista faz "transição paralela, levantando informações".

Com a vitória de Carlos Grana nas urnas, o PT solicita série de informações administrativas e financeiras do governo petebista. "Falei com o Euclides (Marchi, assessor especial do prefeito e coordenador da agenda de transição) na segunda-feira e, mesmo assim, até agora nada."

Coordenador da equipe petebista, o secretário de Orçamento e Planejamento, Edson Salvo Melo, admitiu que não há motivação aparente para essa demora no envio dos relatórios. "Concluímos a totalidade do que foi pedido (pelo PT). Desde quarta-feira de manhã está 100% pronto e encadernado para entregar todo o material." O titular mencionou que "até já acreditava no encaminhamento" por parte de Euclides. "Fui pego de surpresa."

Salvo ponderou, entretanto, que não vê prejuízo no protocolo firmado pela equipe petista. Em contrapartida, o secretário frisou que "não dá para saber qual o empecilho causado" para o estranho atraso. "Não existe o porquê de demorar esse tempo. Conversei com o Euclides na segunda-feira e ele me passou que ia conversar com o PT. Da minha parte está tudo certo."

PARALELA

Sem qualquer documento do governo em mãos, Turco alegou que haverá encontro na segunda-feira para reunir a equipe de transição petista com o novo secretariado. A conversa prevê evitar atraso no processo de atualização. Faltam apenas 17 dias para a posse de Grana no Paço. "Conseguimos levantar conjunto de dados, temos diagnóstico da maioria das áreas. Cada um no seu setor ficará atualizado sobre ações e contratos da gestão", citou o mandatário do PT local, tratando da ‘ajuda' de servidores públicos.

Euclides não foi localizado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;