Turismo Titulo Europa
Natal de contos infantis
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
13/12/2012 | 07:11
Compartilhar notícia


 

Quem quiser curtir o Natal com neve na porta e expectativa de receber o Bom-Velhinho pela chaminé, como retratado nos contos infantis, deve fazer as malas rumo à Europa. No Velho Continente os mercados de Natal são muito populares. Uma ótima oportunidade para degustar guloseimas e adquirir presentes para as meias na lareira.

A Alemanha conta com cerca de 2.000 mercados natalinos. Entre eles, destaque para o da cidade de Nuremberg, na Baviera, palco do Christkindlesmarkt há 400 anos. Já Munique, capital mundial da Oktoberfest, monta suas barracas com suvenires e doces açucarados na Marienplatz, a praça principal da cidade. Dresden, ao Norte do país, tem o Striezelmarkt, que existe desde 1434. E a capital Berlim é famosa pelo Gendarmenmarkt, que reúne malabaristas e artesãos.

Na Áustria, os vienenses mantêm um mercado natalino na Praça Rathaus desde o século 13. Em Salzburgo, às margens do Rio Salzach, tem o mercado da Residenzplatz, famoso por suas apresentações de corais e grupos folclóricos.

Já na Bélgica, as feiras de Natal mais famosas são realizadas em Bruxelas, na Place Sainte Catherine e no Marché Aux Poissons. Saborosas especialidades típicas são vendidas por lá, assim como artesanatos de praticamente todos os países da União Europeia. Aproveite a caminhada em Marché Aux Poissons para patinar no gelo.

Praga, na República Tcheca, não tem neve nesta época do ano, mas fica enfeitada com luzes e uma árvore de Natal gigante, localizada próxima a uma das maiores e mais visitadas feiras da cidade, na praça central Starometské Namestí. Além disso, a capital tcheca tem feira natalina nas praças Vaclávské, Míru e Palackého.

Por fim, na Finlândia, a terra do Papai-Noel, é possível adquirir produtos de design único feitos com cerâmica, acessórios, joias e louças. A capital, Helsinque, e o jardim zoológico de Korkeasaari sediam eventos especiais em dezembro.

 

Óbidos cria cidade imaginária

Uma das maiores e mais belas comemorações natalinas de Portugal é a Vila Natal da cidade de Óbidos. O pequeno distrito a 80 quilômetros de Lisboa é transformado em uma espécie de parque temático com centenas de atrações, espetáculos teatrais, atividades livres e a 4ª Grande Exposição de Presépios da Vila de Gaieiras.

Neste ano, o tema da Vila Natal será a cidade imaginária de Oletsac (palavra castelo ao contrário). Até 2 de janeiro, druidas, rainhas do gelo, criaturas marinhas e o tradicional Pai Natal (como o Papai-Noel é chamado em Portugal) ocupam os castelos medievais de Óbidos e também saem às ruas para conduzir o público a uma viagem ao passado, pelo imaginário popular do século 14.

Haverá ainda escaladas, arvorismo, tiro com arco e zarabatana, pista de gelo, planetário para observação de estrelas e o incrível espaço de construções Lego.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;