Economia Titulo Campanha salarial
Profissionais de TI votam pauta de reivindicação
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
12/12/2012 | 07:42
Compartilhar notícia


Dando andamento à campanha salarial - iniciada na primeira semana deste mês -, os profissionais de TI (Tecnologia da Informação) da Capital paulista e da Grande São Paulo (incluindo a região) deverão votar no sábado (15) a pauta de reivindicação da convenção coletiva deste ano. O encontro terá início às 9h na sede do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) - na Avenida Angélica, 35.

O sindicato da categoria já realizou assembleias em quase todas as regionais do Interior do Estado, como Araçatuba, Santos, Bauru, São José do Rio Preto, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Araraquara. Hoje é a vez dos profissionais que atuam em Presidente Prudente votar.

Se aprovada no sábado, a pauta será apresentada ao sindicato patronal já na segunda-feira (17), para que o calendário dos encontros (entre sindicato e empresários) seja definido até o fim do mês. As negociações terão início em 2013.

Com data base em 1º de janeiro, a categoria - formada por cerca de 90 mil trabalhadores no Estado de São Paulo, sendo 15 mil atuantes no Grande ABC - reivindica reajuste (reposição da inflação mais 4% de aumento real), valorização dos pisos salariais, ampliação da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e do vale-refeição.

Segundo o presidente do Sindpd, Antonio Neto, nessa próxima negociação novos conceitos serão discutidos. "Levaremos para a mesa a questão da importância do investimento em qualificação por parte dos empresários. Queremos definir na nossa convenção a parcela que a empresa deverá destinar em capacitação de seus funcionários", diz. "Também pretendemos ampliar a PLR e o VR para todos os profissionais, independentemente do número de funcionários da companhia." Hoje, a PLR é obrigatória apenas para empresas com mais de 50 funcionários e o pagamento do vale-refeição fica restrito a profissionais com jornada de oito horas que trabalhem em firmas com mais de 100 empregados. "Neste ano, não sairemos da negociação sem aumento real para nossa categoria", afirma o dirigente.

 

CONQUISTAS

Em 2001, os trabalhadores do setor de tecnologia conquistaram aumento de 7,5% (sendo 1% de reajuste real e o restante de reposição da inflação). A elevação nos pisos salariais variou entre 9% e 14%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;