Automóveis Titulo Lançamento
Não desvie muito da estrada
Lukas Kenji
Enviado a Itatiba (SP)
12/12/2012 | 07:00
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Divulgação


Seu nome remete à esportividade com uma leve pitada off-road. No entanto, para quem gosta de algo ligeiramente mais apimentado, que pensa em colocar o novo EcoSport em situações sujeitas a maior quantidade de poeira, lama e buracos, a Ford colocou no mercado a versão Freestyle 4WD, ou seja, com tração integral (nas quatro rodas).

O sistema consiste em maior distribuição de torque no eixo traseiro quando o motorista precisa conduzir o utilitário esportivo compacto em terrenos sinuosos e acidentados. Há ainda o implemento da tecnologia ITCC, que é baseado no controle inteligente de torque. Outros sistemas mecânicos e eletrônicos trabalham em conjunto com o objetivo de identificar qual roda precisa de mais força para fugir de determinadas situações.

No entanto, não vá achando que o belo SUV é pau para toda obra. O conjunto de tração não proporciona ao EcoSport possibilidades de trilhar caminhos mais radicais e desafiadores. Sua performance é somente um pouco melhor em relação a veículos com tração 4x2. Por isso, é bom pensar duas vezes antes de encarar um lamaçal, afinal, as chances de atolar existem - e são grandes.

Por outro lado, se pela frente a estrada guarda roteiro menos desafiador - uma terra batida, por exemplo -, o utilitário compacto roda tranquilamente. Ainda mais com sua suspensão muito bem acertada. Se você estiver na condição de passageiro, porém, é bom ficar com receio ao se deparar com cascalhos, pois o carro não tem alças de teto para se segurar.

Ainda bem que o Ford EcoSport carrega itens de segurança como controle de estabilidade (ESP), freios antitravamento (ABS), além da confortável direção elétrica.

O motor é o conhecido Duratec 2.0 bicombustível, que equipa outras versões do EcoSport e também outro modelos da marca. Ele entrega 141 cv de potência a gasolina, valor que sobe para 147 cv com autonomia de etanol, performances atingidas a 6.250 rpm.

Já a 4.250 giros é alcançado torque máximo de 18,9 mkgf a gasolina, que é elevado para 19,6 mkgf quando o veículo roda com combustível derivado da cana-de-açúcar. Tudo isso aliado à transmissão manual de seis velocidades, que entrega engates curtos e precisos.

O EcoSport Freestyle 4WD, que chega ao mercado sob o valor de R$ 66.090, tem lista de equipamentos de série que contém sistema multimídia Sync com Bluetooth e comandos de voz, sensor de estacionamento, air bag duplo frontal, ar-condicionado e rodas de liga leve de 16 polegadas, além de trio elétrico, assistente de partida em rampa e computador de bordo. Por mais R$ 3.700 são oferecidos bancos de couro e air bags laterais como opcionais

Por que não 4WD + PowerShift?

"O escalonamento entre as marchas foi encurtado. A intenção é proporcionar respostas mais rápidas, além de economia de combustível", apontou o gerente de engenharia da Ford, Fabio Okano, sobre a transmissão manual de seis velocidades do EcoSport Freestyle 4WD.

A caixa é a preferida dos motoristas com pegada fora de estrada, porque proporciona maior controle do carro em comparação com modelos de transmissão automática. No entanto, bem que o pé esquerdo do condutor poderia descansar sossegado, uma vez que o utilitário esportivo não foi feito para encarar situações off-road severas.

Daria então para agregar o conjunto 4WD à tecnologia PowerShift, que consiste na transmissão automatizada de dupla embreagem de seis velocidades, que tem desempenho acima da média de câmbios deste tipo.

A Ford não descartou a possibilidade de atrelar as tecnologias. Afirmou, no entanto, que não está trabalhando nisso no momento.




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