Diarinho Titulo Férias
Até logo, escola!

Diversão e saudades dos amigos e professores caminham
juntas nas férias; nesta época também não tem lição de casa

Bruna Gonçalves
Caroline Ropero
16/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Marina Brandão

Quando toca o sinal do recreio, é difícil disfarçar a animação. É a hora da diversão! Mas no último dia de aula, basta ouvir o mesmo som para sentir um friozinho na barriga: chegou o momento de se despedir, pelo menos até o próximo ano. "É triste porque ficaremos um tempo sem ver os amigos e professores. Vai dar saudade", acredita Eduarda Bósio, 10 anos, de São Caetano.

Por outro lado, todo mundo fica muito animado para curtir as férias. "É a parte boa, pois não temos lição de casa e podemos viajar com a família", diz Marco Antônio Aleixo, 9, de São Caetano. Férias são legais e necessárias. Depois de meses estudando, o descanso é muito importante para relaxar a mente e o corpo. Reservar um tempo para brincar melhora muito o humor, desenvolve a criatividade e até a coordenação motora.

MUDANÇAS - Mais do que dizer "até logo" para os amigos, o fim do ano na escola pode representar período de grandes mudanças. Quem vai do 5º para o 6º ano, por exemplo, passa a ter um professor por disciplina. É o caso de Ana Clara Kraut, 10, de São Caetano. "Sentirei falta da professora deste ano, mas sei que ainda nos veremos", diz a garota.

Se o aluno mudar de colégio, a sensação é ainda mais diferente. Por isso, é importante conversar com os pais e entender o motivo da transferência. É o que vai acontecer com Isabella Mayumi Mendes, 9, de Santo André. Por causa do balé, vai estudar no período da manhã em outra escola. "Mesmo não nos vendo todos os dias, não vou esquecer das minhas amigas. Vamos nos encontrar e até fazer festinha do pijama." Além da saudade, Isabella está ansiosa para conhecer o novo colégio e colegas. Ela acredita que vai ser fácil fazer amizades. "Não vou ficar com vergonha."

Consultoria da psicopedagoga Sandreilane Cano e colaboração dos colégios Liceu Monteiro Lobato, de Santo André, e Arbos, de São Caetano.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;